Início Geral Setor comemora boa economia catarinense

Setor comemora boa economia catarinense

Os moradores de São Gabriel comemoram a ampliação da rede de iluminação  -  Foto:Marijane Borati Frasson/Coorsel/Divulgação/Notisul
Os moradores de São Gabriel comemoram a ampliação da rede de iluminação - Foto:Marijane Borati Frasson/Coorsel/Divulgação/Notisul
Treze de Maio
 
Com uma receita bruta que ultrapassa os R$ 20 bilhões no último ano, o setor cooperativista movimenta a economia e apoia o desenvolvimento de Santa Catarina e, neste sábado, comemora, além da atual situação, o Dia Internacional do Cooperativismo.
 
Conforme dados do sistema cooperativista do estado, Santa Catarina conta com 254 cooperativas em atividade, com 1.623.223 associados. O setor agropecuário possui 54 cooperativas, com 67.517 cooperados, o que responde uma receita bruta de mais de R$ 13 bilhões.
 
O secretário de estado da agricultura e da pesca, Airton Spies, ressalta que o setor tem muitos agricultores familiares, que encontram no cooperativismo um apoio fundamental para alcançar mercados, obter assistência técnica e insumos. “Em nosso estado, conseguimos fazer de pequenas propriedades grandes negócios por meio da cooperação”, conta Airton.
 
Ele lembra, ainda, a importância do cooperativismo de trabalho, de crédito, de saúde e de infraestrutura. “O cooperativismo catarinense se destaca em nível nacional, justamente pelo grande sucesso e pelos avanços em termo de qualidade de vida proporcionada aos associados”, destaca Airton.
 
No sul do estado, a Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) ampliou a instalação de iluminação pública na comunidade de São Gabriel, em Treze de Maio. “Este benefício traz mais segurança e tranquilidade aos moradores da comunidade”, ressalta o presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi.
Sair da versão mobile