Início Geral Solidariedade: Bebê de 8 meses precisa de ajuda para tratamento médico

Solidariedade: Bebê de 8 meses precisa de ajuda para tratamento médico

Florianópolis

Com apenas oito meses, o pequeno Arthur Boel, já enfrentou algumas batalhas. Aos poucos ele tem alcançado grandes vitórias. No entanto, o ‘guerreiro’ precisará passar por outras lutas nos próximos meses. Ele nasceu em Florianópolis, mas os seus familiares paternos residem em Tubarão. O garoto possui fissura palatina, uma abertura direta no céu da boca e a base do nariz. Durante a gestação, o maxilar superior do bebê não se fecha como deveria, deixando uma falha. O caso requer uma cirurgia corretiva.

De acordo com a tia do menino, Rayane Fernandes, com todas as diversidades apresentadas, o bebê vive com traqueostomia, um procedimento realizado por meio de uma cirurgia, onde é feita uma abertura através de uma cânula na parede da traqueia a fim de facilitar a entrada de oxigênio quando o ar está obstruído. “Ele não emite sons, vive com uma sonda de alimentação, precisa passar por mais um procedimento e não temos como pagar. Ele teve muitas paradas respiratórias. Além disso, utiliza alguns medicamentos, que não são fornecidos pelo governo. Não temos dinheiro para comprar o leite Nan 1, fraldas e nem para realizar alguns exames”, lamenta.

Dificuldades de alimentação, de respiração e de fala, além de problemas psicológicos são algumas das dificuldades enfrentadas por uma criança com fissura palatina. A fim de se corrigir é aconselhável tratar-se com uma equipe médica.

Dependendo da gravidade, podem ser necessárias cirurgias múltiplas no decorrer de um longo período. Um cirurgião plástico e/ou bucomaxilo-facial realizam uma cirurgia corretiva na face, enquanto que um cirurgião-dentista, cirurgião geral, otorrinolaringologista e/ou ortodontista fazem aparelhos para corrigir quaisquer defeitos.

Para colaborar:

Caixa Econômica Federal
Agência: 4728
Operação: 013
Conta: 00003016-4
Junaina Pereira

Sair da versão mobile