Início Geral Suinocultura: Atividade é debatida

Suinocultura: Atividade é debatida

Wagner da Silva
Braço do Norte

Com investimento cada vez maior para permanecer na atividade, existe um fator fundamental para a continuidade da suinocultura: o licenciamento ambiental. Esta, inclusive, foi um dos pontos mais discutidos na tarde de ontem, durante um encontro de produtores em Braço do Norte. O evento foi uma iniciativa conjunta da secretaria de agricultura e meio ambiente da prefeitura, Sebrae, Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS) e Fatma.

Cerca de 170 suinocultores discutiram acerca do novo código ambiental. O debate foi mediado pelo o produtor e ex-prefeito de Itapiranga, João Batista Schneiders. “O produtor precisa aprender a administrar seu negócio como um empresário rural e não mais como um colono. O fato de estarem bem informados sobre os custos e novidades da atividade é que irá proporcionar qualidade na produção e, consequentemente, mais qualidade de vida a sua família”, explica.

O gerente regional da Fatma em Tubarão, Rui Bonelli Bittencourt, também proferiu palestra. Ele explicou a importância dos produtores permanecerem com as licenças ambientais em dia. “Precisamos estreitar esta relação. Muitos acham que a Fatma só cobra ações e pune. Na realidade, nosso trabalho também é o de analisar e avaliar a documentação e licenciar”, esclarece o gerente regional.

Sair da versão mobile