sexta-feira, 9 janeiro , 2026

Suprema Corte dos EUA analisa legalidade das tarifas impostas por Donald Trump

Tempo de leitura: 3 minutos

A Suprema Corte dos Estados Unidos deve ouvir nesta quarta-feira (5) os argumentos sobre a legalidade das tarifas abrangentes impostas por Donald Trump, em um caso que pode redefinir os limites do poder presidencial e ter grandes impactos na economia global.

As argumentações começam às 12h (horário de Brasília), após tribunais inferiores decidirem que o uso da Lei de Poderes Econômicos Emergenciais Internacionais (IEEPA) — de 1977 — pelo ex-presidente excedeu sua autoridade.


Desafio judicial e impacto político

O caso reúne três ações judiciais movidas por empresas afetadas pelas tarifas e por 12 estados norte-americanos, a maioria liderada por governadores democratas.

Trump, que tenta manter as tarifas, pressiona a Suprema Corte, composta hoje por uma maioria conservadora de 6 a 3, a validar o uso da medida, considerada uma de suas principais ferramentas econômicas e de política externa.

“Se derrubarem as tarifas, estaremos indefesos, levando talvez até mesmo à ruína de nossa nação”, escreveu Trump em sua rede social no domingo (2).


O que está em jogo

As tarifas — impostos sobre produtos importados — podem gerar trilhões de dólares em arrecadação ao longo da próxima década, segundo o governo.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, deve acompanhar pessoalmente a audiência na Suprema Corte. Ele afirmou à Reuters que, caso Trump perca, as tarifas atuais devem permanecer enquanto o governo busca outras bases legais para mantê-las.

O Departamento de Justiça de Trump argumenta que a IEEPA permite ao presidente “regular” as importações durante emergências nacionais, mesmo sem mencionar explicitamente o termo “tarifas”.


Disputa constitucional

A Constituição dos Estados Unidos concede ao Congresso — e não ao presidente — o poder de criar impostos e tarifas. Por isso, os críticos afirmam que Trump usou de forma indevida uma lei emergencial para impor tarifas a quase todos os parceiros comerciais dos EUA, incluindo China, União Europeia e México.

Trump é o primeiro presidente da história a usar a IEEPA dessa forma, ampliando os limites da autoridade executiva. O republicano já utilizou medidas semelhantes em outras áreas, como imigração, demissões de servidores federais e operações militares domésticas.


Próximos passos

A Suprema Corte pode levar meses para emitir uma decisão, mas o governo pediu celeridade devido ao impacto econômico das medidas.

A decisão terá fortes implicações comerciais e políticas, podendo definir os limites da atuação presidencial nos Estados Unidos em questões econômicas.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....