sábado, 22 novembro , 2025

Suprema Corte dos EUA analisa legalidade das tarifas impostas por Donald Trump

Tempo de leitura: 3 minutos

A Suprema Corte dos Estados Unidos deve ouvir nesta quarta-feira (5) os argumentos sobre a legalidade das tarifas abrangentes impostas por Donald Trump, em um caso que pode redefinir os limites do poder presidencial e ter grandes impactos na economia global.

As argumentações começam às 12h (horário de Brasília), após tribunais inferiores decidirem que o uso da Lei de Poderes Econômicos Emergenciais Internacionais (IEEPA) — de 1977 — pelo ex-presidente excedeu sua autoridade.


Desafio judicial e impacto político

O caso reúne três ações judiciais movidas por empresas afetadas pelas tarifas e por 12 estados norte-americanos, a maioria liderada por governadores democratas.

Trump, que tenta manter as tarifas, pressiona a Suprema Corte, composta hoje por uma maioria conservadora de 6 a 3, a validar o uso da medida, considerada uma de suas principais ferramentas econômicas e de política externa.

“Se derrubarem as tarifas, estaremos indefesos, levando talvez até mesmo à ruína de nossa nação”, escreveu Trump em sua rede social no domingo (2).


O que está em jogo

As tarifas — impostos sobre produtos importados — podem gerar trilhões de dólares em arrecadação ao longo da próxima década, segundo o governo.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, deve acompanhar pessoalmente a audiência na Suprema Corte. Ele afirmou à Reuters que, caso Trump perca, as tarifas atuais devem permanecer enquanto o governo busca outras bases legais para mantê-las.

O Departamento de Justiça de Trump argumenta que a IEEPA permite ao presidente “regular” as importações durante emergências nacionais, mesmo sem mencionar explicitamente o termo “tarifas”.


Disputa constitucional

A Constituição dos Estados Unidos concede ao Congresso — e não ao presidente — o poder de criar impostos e tarifas. Por isso, os críticos afirmam que Trump usou de forma indevida uma lei emergencial para impor tarifas a quase todos os parceiros comerciais dos EUA, incluindo China, União Europeia e México.

Trump é o primeiro presidente da história a usar a IEEPA dessa forma, ampliando os limites da autoridade executiva. O republicano já utilizou medidas semelhantes em outras áreas, como imigração, demissões de servidores federais e operações militares domésticas.


Próximos passos

A Suprema Corte pode levar meses para emitir uma decisão, mas o governo pediu celeridade devido ao impacto econômico das medidas.

A decisão terá fortes implicações comerciais e políticas, podendo definir os limites da atuação presidencial nos Estados Unidos em questões econômicas.

Continue lendo

Cersul amplia modernização da rede elétrica com nova estrutura trifásica compacta

FOTOS CERSUL Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Cersul concluiu mais uma etapa do projeto de modernização da rede elétrica, com a instalação de...

Por que guardamos a vida pra depois?

Ontem acordei animadíssima para o café da manhã — afinal, não é todo dia que a gente toma café em hotel, com direito a...

Ônibus Lilás chega a Capivari de Baixo na segunda com serviços gratuitos para mulheres

FOTO PMCB Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Na próxima segunda-feira, 24 de novembro, o município de Capivari de Baixo recebe o Ônibus Lilás, unidade...

Previsão do tempo para sábado no Sul de SC indica sol entre nuvens, chuva rápida e risco de temporais

FOTO Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A previsão do tempo para sábado, 22 de novembro de 2025, nas regiões de Laguna, Tubarão, Braço do Norte...

Robótica transforma aprendizagem nas escolas de Araranguá

IMAGENS PMA Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A robótica educacional vem ganhando espaço nas salas de aula dos anos iniciais em Araranguá, trazendo uma...

Horóscopo de hoje 22/11/2025 : energia favorável

Tempo de leitura: 3 minutos Neste sábado, 22 de novembro de 2025, as energias astrológicas favorecem ajustes pessoais, equilíbrio emocional e decisões práticas. Cada signo...

Tubarão suspende desligamento de servidores aposentados

IMAGEM PMT Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosMedida atende decisões judiciais liminares que garantem a permanência temporária dos profissionais A Prefeitura de Tubarão decidiu suspender...

6º Galeto do Bem do Lar da Menina ocorre no dia 29

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 2 minutosEvento beneficente será em formato drive-thru e ainda há ingressos disponíveis O Lar da Menina, de Tubarão, realiza no próximo...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp