Uma menina de 12 anos morreu de gripe A H3N2 em Santa Catarina. O caso foi confirmado no fim da noite desta quinta-feira (30) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive).
A garota morava em Brusque, no Vale do Itajaí, e não tinha comorbidades. Outra morte por gripe A, de uma idosa de 96 anos, moradora de Joinville, no Norte do Estado, também foi confirmada.
Até o momento, Santa Catarina contabiliza 55 casos de Influenza: um de gripe A H1N1, dois de gripe B, 47 de gripe A H3 e cinco de gripe A.
“A ventilação natural dos ambientes é uma das principais medidas de prevenção da gripe e de diversas outras doenças de transmissão respiratória, como COVID-19, resfriado, meningite, entre outras”, enumera o diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck.
Segundo ele, a chamada Etiqueta da Tosse é fundamental para a prevenção. Isso porque as gotículas infecciosas expelidas em tosses ou espirros podem alcançar até 1,5 metro de distância, atingindo pessoas e toda a região próxima.
O vírus influenza é uma doença infecciosa febril aguda, com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis. A doença pode evoluir para formas mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e até óbito.
Campanha de vacinação teve baixa adesão em 2021
Para a realização da 23ª Campanha Nacional de Vacinação, realizada entre os dias 14 de abril a 9 de julho deste ano, o estado distribuiu 2.757.310 doses da vacina contra o H1N1, H3N2 e linhagem B.
Apesar dos esforços, a adesão neste ano foi menor. Tanto, que no fim da campanha o Ministério da Saúde (MS) recomendou a continuidade da aplicação da vacina, para toda a população a partir dos 6 meses de idade, além dos grupos elencados como prioritários.
Até esta quinta-feira (30), a cobertura vacinal alcançada em Santa Catarina é de 67,5%.
Medidas de prevenção
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

