
Tubarão
Os meteorologistas acertaram ‘na mosca’: o frio chegou e continuará ainda mais forte hoje, amanhã e domingo. Especialmente na noite de hoje e manhã de sábado, os termômetros da região devem marcar temperaturas abaixo de 0ºC. Tubarão, Laguna, Imbituba, Jaguaruna, Garopaba, Rio Fortuna, Braço do Norte, enfim, em todos os 18 municípios da Amurel estará gelado, e muito.
As cidades mais frias do estado são as mais altas das regiões do Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, dentre as quais estão Caçador, Curitibanos, São Joaquim, Irineópolis, Campo Alegre e Matos Costa. Os municípios de Urupema e Urubici vêm marcando temperaturas bastante baixas, especialmente Urupema, que registrou, ontem, -5,6ºC e sensação térmica de -30ºC.
A história indica que em junho de 1952, Caçador, no Meio-Oeste, registrou -14°C. Em Canoinhas, no Planalto Norte, os termômetros marcaram -12ºC no dia 7 de agosto de 1963; Xanxerê, no Oeste, marcou -11,6ºC em 25 de junho de 1945; e a temperatura chegou a -10ºC em São Joaquim em 2 de agosto de 1991. E não havia medição em Urupema.
A Defesa Civil alerta também sobre a altura das ondas no litoral, com picos de três a quatro metros, mais intensos em áreas afastadas da costa. Há risco de ressaca amanhã. A condição adversa do mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e ao avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.