Tempestade causa destruição e deixa moradores ilhados em SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

A cidade de São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina, foi atingida por uma tempestade severa na madrugada desta quinta-feira (22). O fenômeno deixou moradores ilhados, causou alagamentos, destelhou mais de 100 casas, destruiu o telhado do ginásio municipal e provocou danos em redes elétricas e pluviais. A Defesa Civil afirma que o mau tempo é resultado da atuação de uma frente fria na divisa com a Argentina. O estado permanece em alerta para novas ocorrências ao longo do dia.

Moradores ficaram ilhados e ginásio teve telhado destruído

Por volta das 2h30 da madrugada, os primeiros registros começaram a chegar. Bombeiros resgataram moradores ilhados e precisaram atuar em ocorrências de alagamentos, quedas de árvores e desobstrução de vias. O ginásio da cidade teve o telhado arrancado pelos fortes ventos.

  • 4 salvamentos de moradores em áreas alagadas

  • 14 ocorrências por queda de árvores

  • 39 entregas de lona, somando 2.500 m²

Aulas suspensas em cinco escolas e creches

Cinco unidades de ensino tiveram as atividades suspensas por causa dos danos provocados pelo temporal. A maioria sofreu com quedas de energia e danos na estrutura.

  • EMEIEF José Veronese (São Jorge): queda de energia e telhado arrancado

  • EMEIEF São João Batista de La Salle (Vila Nova): árvore caiu sobre rede de alta tensão

  • CEI Tio Patinhas: queda de energia e parte do telhado

  • CEI Sonho Infantil (CAIC): sem energia elétrica

  • CEI Jardim Encantado: sem energia elétrica

Risco de alagamentos segue alto em SC

Segundo a Defesa Civil, o alerta para alagamentos e enxurradas segue até a noite desta quinta-feira nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte. As autoridades orientam a população a evitar áreas alagadas e buscar abrigo seguro em caso de emergência.

Dicas de segurança em dias de chuva forte

A Defesa Civil divulgou orientações para reduzir riscos durante tempestades:

  • Evite trafegar em áreas alagadas ou com risco de deslizamento

  • Desligue energia, gás e água ao perceber risco de inundação

  • Mantenha os ralos e saídas de água desobstruídos

  • Em caso de emergência, acione os bombeiros (193) ou Defesa Civil (199)