A comunidade quilombola de Ilhotinha, em Capivari de Baixo (SC), será palco de uma edição especial do projeto Tenda de Contos SC, nesta quinta-feira, 6 de junho, com uma programação gratuita e vibrante que se estende das 8h à meia-noite. O evento, intitulado “Uma visita a Ilhotinha”, tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira, promovendo literatura, arte e música para o público em geral e especialmente para os moradores do Quilombo da Taboa, reconhecido oficialmente desde 2014 pela Fundação Cultural Palmares.
Programação reúne arte, literatura e música com foco na ancestralidade
A Tenda de Contos SC trará mais de 15 horas de atividades culturais, incluindo contações de histórias, mediação literária, oficinas, saraus e shows musicais. A comunidade poderá visitar a exposição “Troca de Saberes”, com destaque para o sabão artesanal, ervas medicinais, quitutes, cachaça e artesanato quilombola, promovendo um intercâmbio de práticas e saberes tradicionais.
Entre as atrações, estão o espetáculo “Histórias Musicadas: Era Uma Vez, Conte Até Três”, com Rosane Castro e Marco Araújo, que celebra a oralidade e a imaginação; o Sarau Ferrero Analógico, conduzido pelo poeta e militante negro Hang Ferrero; e a apresentação “Vozes Ancestrais”, com Bell Bandeira, que trará cantos e poemas afro-brasileiros. O encerramento será com o show “Samba para Ori”, reunindo artistas como Cacá do Cavaco, Nei 7 cordas, Alagbe William Camargo e Jean Boca.
Comunidade quilombola participa com exposição imersiva e troca de saberes
A comunidade do Quilombo da Taboa terá um papel central na programação com a exposição “Troca de Saberes”, que inclui demonstrações de agroecologia, culinária tradicional, pesca artesanal e trança nagô, elementos essenciais da vida quilombola. A ação busca fortalecer a preservação da identidade e território quilombola.
Projeto é compromisso social de valorização cultural e democratização do acesso
Para a idealizadora do projeto, a artista e produtora cultural Bell Bandeira, levar o Tenda de Contos a Ilhotinha representa um compromisso social com a democratização do acesso à cultura e à valorização das raízes afro-brasileiras. “Estar em uma comunidade como o Quilombo da Taboa, que há uma década luta pela preservação de seu território e identidade, é uma honra. Esta programação é um abraço coletivo que celebra a memória, a resistência e a potência da nossa cultura”, destaca Bell.
O Festival Tenda de Contos SC é uma produção da A Braço Arte e Educação e Bell Bandeira Produções, executado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).