terça-feira, 23 dezembro , 2025

TOPOI

*Em coautoria com Emilly Fidelix

O termo é de Aristóteles, pensador que viveu há 24 séculos e ainda hoje é referência importante na filosofia, na política, nas artes, na ciência em geral. Ele nomeava topoi (plural de tópos) as verdades aceitas que formam a base dos entendimentos e orientam as escolhas cotidianas.

Houaiss, tópico: “diz-se dos lugares-comuns ou o estudo ou os tratados a respeito dos mesmos”; Aurélio, tópicos: “lugares-comuns”. Os dicionários trazem vários significados para lugar-comum. Cuido do que remete à ideia de fórmula trivial, de amplo consentimento em determinada cultura.

Esmiuçando: os topoi são as verdades, digamos, populares, que se repetem, se espraiam e acabam por se consolidar, adquirindo status de sabedoria tradicional. Confundem-se um pouco com os provérbios e, como eles, transformam-se em saber sentencioso.

 Não necessitam ter conteúdo moralizante como têm os aforismos, mas acabam, igualmente, adquirindo foro de certeza proverbial. Também não são dogmas, dado que estes são arrimos fundamentais e indiscutíveis, base estruturante, sobretudo, das religiões.

Os topoi, pois, permitem discussão, mas como estruturam as compreensões primárias das tão buscadas “explicações das coisas”, não é nada fácil desconstruí-los. Desestruturar topoi equivale a solapar o ferramental intelectivo que as pessoas usam para explicar a vida que levam.

Bem, encontro postado no mural do Facebook de Emilly Fidelix: Na prática a teoria é outra. Provoco-a: “A afirmação de que na prática a teoria é outra é uma teoria, ou seja, uma afirmação teórica. Então, em sendo uma teoria, na prática ela pode ser outra coisa”.

Sigo, agora pautando na contramão do senso-comum: “Logo, podemos admitir que, na prática, a teoria pode ser a mesma coisa.” Emilly contesta: “Neste caso, não acredito que seja uma teoria, mas sim uma ideia formada, uma afirmação não demonstrada”.

Achei a resposta arguciosa. Se não é filosoficamente verdadeira, é contudo, uma “verdade” circulante. É uma ideia assentada, dessas que acabam não mais sendo questionadas, tornando-se base de explicações e compreensões da realidade, alcançando grau de autorreferentes: topoi.

Essas ideias formadas apenas com base nelas mesmas estabelecem-se sem verificação prévia ou confirmação posterior, portanto, estão suportadas em coisa nenhuma. Em palavras científicas, não são demonstradas; não são uma conclusão induzida ou deduzida.

Emilly e eu chegamos a uma questão: um teorema seria só uma teoria ou uma prática demonstrada? Rematamos: teorema é uma proposição possível de ser demonstrada por processo lógico. Teorema, pois, pode principiar como hipótese, mas resta como teoria.

Agora, a pensar: a proposição demonstrada pode ter aplicação prática, então, vamos à desconstrução de um topoi: em sendo um teorema uma teoria, se a teoria fosse necessariamente diferente da prática, cada aplicação prática de um teorema seria diferente de outra, mas não é.

Em verdade, uma teoria, quando posta em prática, pode restar igual, ou não. Variáveis podem incidir entre a teoria e a prática dessa teoria. Nos atos humanos, variáveis não são sempre controláveis, pois no caminho da realização prática é comum haver desvirtuamento da teoria.

Aí, novamente a teoria está correta: ela avisa que o humano (felizmente) não se comporta com muita uniformidade e coerência. Uniformes e coerentes são os insetos. Na vida, nós somos incoerentes. Humanos só se repetem com coerência em experiências controladas de laboratório.
Emilly e eu discutimos outros topoi. Há um muito citado por gente com jeito de sabichona: Toda regra tem exceção. Pois bem, se toda regra tem exceção, então a regra que diz que toda regra tem exceção igualmente haverá de ter, ela mesma, exceção. Logo, nem toda regra tem exceção.

Algum astuto responderá que tudo é relativo. Ah!, basta contradizer: a afirmação é tudo relativo é um absoluto; não cabe, com um absoluto, dizer que tudo é relativo. Enfim, topoi: máximas do senso comum; impostas como naturais e necessárias, facilmente caem. Basta refletir.

Continue lendo

Comercial da Havaianas provoca reação em cadeia e derruba ações da Alpargatas

Reprodução Mídias Sociais Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 5 minutos A campanha publicitária das Sandálias Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, gerou forte repercussão nas redes...

O Renascimento das Criaturas Fantásticas no Cinema Moderno

A Magia dos Efeitos Visuais Nos últimos anos, o cinema tem se destacado pelo uso inovador e impressionante de efeitos visuais para dar vida a...

Detalhes técnicos que fazem diferença na reforma da sua casa

FOTO FreePik Reprodução Notisul Reformar a casa é um projeto que envolve expectativas, investimento financeiro e decisões que impactam diretamente o conforto e a funcionalidade...

5 motivos para investir na capacitação em PLDFT

Imagem Geração IA Reprodução Notisul A formação em PLDFT tem se tornado indispensável para profissionais que atuam com operações financeiras, crédito, atendimento bancário e serviços...

A nova orla da Brava Norte e o impacto direto no alto padrão

FOTO blog.lfbimoveis.com.br Reprodução Notisul A Praia Brava Norte de Itajaí (SC)  vive um momento decisivo. Depois de anos de pressão urbana, adensamento acelerado e disputa...

5 melhores lojas de materiais de construção de Santa Catarina

FOTO Freepik Reprodução Notisul Santa Catarina é um dos estados mais fortes do Brasil quando o assunto é construção civil, reforma e mercado imobiliário. O...

Como criar uma sala aconchegante usando móveis estratégicos

FOTO Freepik Reprodução Notisul A sala de estar é, para muitas casas e apartamentos, o coração do lar. É nesse ambiente que acontecem encontros, momentos...

Como um bom banco pode ajudar no crescimento e expansão do negócio?

FOTO FreePik Reprodução Notisul Crescer e expandir um negócio é um objetivo comum a empresas de todos os portes, desde o pequeno empreendedor que está...