quinta-feira, 23 outubro , 2025

Torcedor cria projeto de fusão dos times

 

Thiago Oliveira
Tubarão
 
Com a permanência dos times tubaronenses na Segunda Divisão do Campeonato Catarinense, voltou à tona a velha discussão de uma possível união entre os dois clubes para formar uma força única na cidade. E, enquanto alguns ficam na suposição, um torcedor preferiu dar o primeiro passo neste processo.
 
Conselheiro do Atlético Tubarão e torcedor do Hercílio Luz na juventude, o comerciante Mozart Tonon fez um projeto de unificação dos dois clubes como sugestão, para que a ideia seja levada adiante.
 
Para Mozart, um clube único, com o nome da cidade, teria condições de brigar entre os grandes de Santa Catarina. “Essa rivalidade não leva a lugar nenhum. Com um time só, conseguiríamos um apoio grande da sociedade, que torceria pela sua cidade, e também seria mais fácil de conseguir apoiadores financeiros”, afirmou.
 
Mozart citou que muitas empresas da região deixam de patrocinar o futebol profissional pela necessidade de investir nos dois clubes. “O momento é nosso. Com um time forte, toda a Amurel vai nos apoiar”, acrescenta.
 
Bairrista declarado, o comerciante sugere que os dois clubes deixem a vaidade de lado e pensem no que é melhor para a cidade. “Toda a diretoria do Atlético Tubarão aceitaria uma união de uma forma que divulgasse o nome da cidade”, analisa. “Não tem como agradar a todos, mas, aos poucos, a torcida estará do lado do time. É só ver na primeira divisão, a maioria dos clubes de sucesso tem o nome da cidade, como Criciúma, Joinville ou Brusque”.
 
O projeto
Mozart afirma que a maior riqueza de um clube de futebol não é o seu patrimônio, e sim a torcida. E, com o nome da cidade, a instituição teria receita para garantir sucesso e sobrevivência, além da necessidade de administrar o clube como empresa. 
 
Para agradar a torcedores de ambos os times, o projeto de Mozart sugere uma camisa listrada em branco, preto e azul, cores da bandeira de Tubarão, e uma barra vermelha, para remeter ao Hercílio Luz, calção branco e meias pretas. No escudo, um Leão e um Peixe, para respeitar a história hercilista e tubaronense.
 
O comerciante também sugeriu nomes para o time, sempre destacando a cidade. Entre as opções, estão Clube Futebol Tubarão, Clube Esportivo Tubarão, Tubarão Esporte Clube e Tubarão Luz F.C. Ele lembrou que a mudança de nome poderia partir do CNPJ de qualquer um dos clubes.
 
Opinião dos clubes
O presidente do Atlético Tubarão, Dorli Rufino, o Licão, afirma ser favorável, desde que a fusão beneficie o município, e não “apenas um ou outro”. Ele assegura estar aberto a conversas com o Leão do Sul sobre o assunto. 
 
Já o presidente do Hercílio Luz, Michel Mussi, é contra a união nas condições atuais, mas lembrou que o assunto cabe ao conselho do clube.
 
 
TJD arquiva denúncia do Leão contra o Camboriú
O Hercílio Luz tentou, mas não conseguiu levar adiante o julgamento que poderia lhe render a segunda vaga à Divisão Principal de Santa Catarina.
Após a denúncia do Leão do Sul de que o Camboriú teria escalado de forma irregular o zagueiro Neris, no jogo de ida da semifinal do returno, o julgamento foi marcado para hoje, mas ontem foi arquivado por Giovani Rodrigues Mariot, procurador-geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC).
Neris recebeu o terceiro cartão amarelo justamente contra o Hercílio Luz, e deveria ter cumprido a suspensão automática contra o Joaçaba, mas a partida não ocorreu, e o Camboriú foi declarado vencedor por W.O. Porém, no seu site, a Federação Catarinense de Futebol assinalou a partida como cancelada, o que gerou a denúncia.
O presidente do Hercílio Luz, Michel Mussi, revelou que o gerente de futebol Márcio Azevedo reuniu-se com os advogados para decidir os procedimentos a serem tomados. Não está descartado que o clube recorra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Continue lendo

Pelo Estado – Aumento do número de desembargadores é aprovado na Alesc

 Os deputados aprovaram em plenário o Projeto de Lei Complementar (PLC) 24/2025, de autoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que amplia...

Polícia Civil investiga mais de 120 casos de fraude documental no setor de trânsito de Chapecó

IMAGEM PCSC Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou dezenas de inquéritos policiais para investigar crimes de falsidade documental...

CBMSC alerta para aumento de ocorrências com abelhas na primavera e reforça orientações de segurança

Com a chegada da primavera, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta a população sobre o aumento das ocorrências envolvendo abelhas...

Casan anuncia redução de 4,21% na tarifa de água e esgoto

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) anunciou uma redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto em todo o estado. O...

STF publica decisão que condenou Bolsonaro; defesa pode recorrer

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta quarta-feira (22), o acórdão — documento que formaliza a decisão colegiada — referente à condenação do ex-presidente...

Justiça absolve sete acusados por incêndio e mortes no Ninho do Urubu

Quase sete anos após o incêndio que matou dez adolescentes no Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, a Justiça do Rio...

Uso da internet por adolescentes nas escolas cai em 2025

O uso da internet por crianças e adolescentes nas escolas caiu de 51% para 37% em 2025, segundo o estudo Tic Kids Online Brasil...

Artista tubaronense abre exposição “Para Muito Além do Azul” na Alesc

O artista visual tubaronense JP Anjo inaugura nesta quarta-feira (22), às 17 horas, a exposição “Para Muito Além do Azul”, na Galeria Cruz e...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp