Rodrigo Speck
Grão Pará
Um acidente de trabalho ocorrido ontem, por volta das 9h30min, resultou na morte de um homem, em Grão-Pará. Adenilson Kniss, de 40 anos, ajudava na instalação de calhas em um prédio, quando encostou acidentalmente na rede elétrica e recebeu uma descarga de 13 mil volts.
Após o choque, os colegas da empresa chamaram o Corpo de Bombeiros. No momento em que os socorristas chegaram ao local, Adenilson não apresentava sinais vitais.
Ainda no alto do prédio, os bombeiros fizeram uma massagem cardíaca e utilizaram um desfibrilador para tentar reanimá-lo.
“Ficamos cerca de 30 minutos no auxílio ao paciente. Fizemos massagem cardíaca e usamos o desfibrilador duas vezes. Como não houve resposta devido ao choque elétrico, levamos a vítima para o Hospital Santa Teresinha”, informou o soldado Michel Cardoso.
Às pressas, o homem foi retirado do prédio por meio de uma maca. O trabalho complicado exigiu o auxílio de cordas.
Adenilson não resistiu aos ferimentos e faleceu. O Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão recolheu o corpo. Adenilson era casado e pai de dois filhos.
Há seis meses, outro trabalhador morreu eletrocutado
No dia 8 de abril deste ano, um trabalhador caiu do andaime de um prédio em reformas, no centro de Tubarão. Luiz Ângelo Machado Francisco, de 38 anos, trabalhava na estrutura e morreu eletrocutado ao cair sobre a rede elétrica. Ele sofreu diversas queimaduras. O corpo de Luiz foi recolhido ao Instituto Médico legal (IML). Ele morava no bairro Guarda margem esquerda. A Polícia Militar e os funcionários da Celesc estiveram no local para os procedimentos.
Dicas para evitar acidentes elétricos
• Nunca mexa na rede de energia elétrica sem habilitação
• Se encontrar fios partidos caídos na calçada, avise as autoridades
• Não toque nos fios, eles podem estar energizados
• Não entre em contato com a rede de energia elétrica se estiver com as mãos ou o corpo molhados
• Se os disjuntores de sua residência desarmam com muita frequência ou se as tomadas e os fios ficam quentes, chame um eletricista
• Evite instalar equipamentos como antenas de televisão no telhado de casa, próximo à rede de energia elétrica
• Não se deve trabalhar em andaimes sem os equipamentos de proteção necessários
• Cinto de segurança, capacete, botas, óculos de proteção, protetores auriculares, luvas e macacão são fundamentais para o trabalho em áreas energizadas