sexta-feira, 5 dezembro , 2025

Trabalho por aplicativo cresce 25% e atinge 1,7 milhão no Brasil

O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total saltou de 1,3 milhão para 1,7 milhão de pessoas, representando 335 mil novos trabalhadores conectados a plataformas digitais.

Mais participação no mercado de trabalho

Em 2022, os trabalhadores de aplicativos representavam 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados no país. Em 2024, essa proporção subiu para 1,9% dos 88,5 milhões de pessoas com alguma ocupação. O levantamento integra o módulo sobre trabalho por plataformas digitais da Pnad Contínua, feito em parceria com a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com o analista do IBGE Gustavo Fontes, o crescimento está relacionado à flexibilidade de horários e à possibilidade de aumento de renda que a atividade oferece.

“A pessoa escolhe os dias, a jornada e o local de trabalho. Isso pode ser um fator de atração”, explicou Fontes.

Transporte domina o setor

A maior parte dos trabalhadores atua no transporte de passageiros, que reúne 53,1% dos plataformizados. Em seguida estão os serviços de entrega de comida e produtos (29,3%), prestação de serviços profissionais (17,8%) e aplicativos de táxi (13,8%).

Entre os 1,7 milhão de trabalhadores, 72,1% têm ocupações classificadas como operadores de instalação e máquinas e montadores, categoria que inclui motoristas e motociclistas.

Informalidade elevada

O estudo mostra que 71,1% dos trabalhadores de aplicativo são informais, quase o dobro da média nacional de 44,3%. A maioria (86,1%) atua por conta própria, enquanto 6,1% são empregadores e 3,9% empregados sem carteira assinada. Apenas 3,2% possuem registro formal.

“A proporção dos autônomos é três vezes maior entre os plataformizados do que entre os ocupados em geral”, destacou Fontes.

Entre os trabalhadores por conta própria, 5,7% utilizam plataformas digitais como principal forma de intermediação de serviços.

Perfil do trabalhador plataformizado

A pesquisa revela que o setor é predominantemente masculino: 83,9% são homens, contra 16,1% de mulheres. A concentração por idade mostra que 47,3% têm entre 25 e 39 anos, e 36,2% entre 40 e 59 anos.

Em relação à escolaridade:

  • 59,3% têm ensino médio completo ou superior incompleto

  • 16,6% têm nível superior completo

  • 14,8% concluíram o ensino fundamental

  • 9,3% não têm instrução formal

Fontes associa a predominância masculina à natureza das atividades:

“A ocupação de condutor de motocicleta é fortemente exercida por homens.”

Concentração no Sudeste e metodologia

Mais da metade dos trabalhadores (53,7%) está no Sudeste, seguido pelo Nordeste (17,7%), Sul (12,1%), Centro-Oeste (9%) e Norte (7,5%). Apenas o Sudeste supera a média nacional na proporção de trabalhadores por app (2,2% da população ocupada).

O levantamento do IBGE considerou apenas pessoas que têm nos aplicativos a principal fonte de trabalho, excluindo quem realiza atividades eventuais para complementar renda.

A pesquisa ainda é classificada como experimental, e deve ser ampliada em 2025, quando incluirá plataformas de comércio eletrônico.

Debate no STF sobre vínculo trabalhista

A relação entre motoristas de aplicativo e plataformas digitais é tema de debate no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento sobre o possível vínculo empregatício deve ocorrer no início de novembro, segundo o presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Trabalhadores argumentam que há precarização e falta de direitos trabalhistas, enquanto as empresas e a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendem que não há vínculo formal de emprego.

Continue lendo

Brasil cai em grupo acessível na Copa do Mundo 2026

A Fifa sorteou, nesta sexta-feira (5), em Washington (EUA), os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, primeira edição com 48 seleções. O...

Entrevista – Geovania de Sá, deputada federal  

“O campo catarinense precisa de respeito e soluções reais, não de abandono” Santa Catarina está entre os oito maiores estados brasileiros que se destacam no...

O Brasil vai entrar em guerra?

O pré-candidato à presidência da república, Renan Santos, do recém-nascido partido Missão, está prometendo uma guerra para chamarmos de nossa. O inimigo? Facções criminosas...

O futebol virou só dinheiro? Uma análise profunda de dentro do campo e do “banco”

Aperte o cinto. É hora de dissecar o campeonato de 2025.

Norris supera Verstappen e lidera segundo treino livre em Abu Dhabi

Lando Norris fechou a sexta-feira como o piloto mais rápido do TL2 do GP de Abu Dhabi, registrando 1m23s083 no Circuito de Yas Marina....

Quick Spa levará massagem desportiva à Copa Tubarões de Vôlei de Praia neste domingo

A massagem desportiva Quick Spa estará presente neste domingo (7) na 4ª Copa Tubarões de Vôlei de Praia, em Tubarão. A ação acontecerá a...

Mais de 100 metros de fiação elétrica são furtados da pista de skate em Tubarão

Mais de 100 metros de fiação elétrica foram furtados da pista de skate Jair Freccia Júnior, ao lado da Arena Multiuso Estêner Sorato da...

Apple perde quatro executivos em poucos dias em meio a desafios com inteligência artificial

A Apple enfrenta um dos maiores abalos em sua liderança recente após a saída de quatro executivos de alto escalão em poucos dias. Os...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp