domingo, 19 outubro , 2025

Trabalho por aplicativo cresce 25% e atinge 1,7 milhão no Brasil

O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total saltou de 1,3 milhão para 1,7 milhão de pessoas, representando 335 mil novos trabalhadores conectados a plataformas digitais.

Mais participação no mercado de trabalho

Em 2022, os trabalhadores de aplicativos representavam 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados no país. Em 2024, essa proporção subiu para 1,9% dos 88,5 milhões de pessoas com alguma ocupação. O levantamento integra o módulo sobre trabalho por plataformas digitais da Pnad Contínua, feito em parceria com a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com o analista do IBGE Gustavo Fontes, o crescimento está relacionado à flexibilidade de horários e à possibilidade de aumento de renda que a atividade oferece.

“A pessoa escolhe os dias, a jornada e o local de trabalho. Isso pode ser um fator de atração”, explicou Fontes.

Transporte domina o setor

A maior parte dos trabalhadores atua no transporte de passageiros, que reúne 53,1% dos plataformizados. Em seguida estão os serviços de entrega de comida e produtos (29,3%), prestação de serviços profissionais (17,8%) e aplicativos de táxi (13,8%).

Entre os 1,7 milhão de trabalhadores, 72,1% têm ocupações classificadas como operadores de instalação e máquinas e montadores, categoria que inclui motoristas e motociclistas.

Informalidade elevada

O estudo mostra que 71,1% dos trabalhadores de aplicativo são informais, quase o dobro da média nacional de 44,3%. A maioria (86,1%) atua por conta própria, enquanto 6,1% são empregadores e 3,9% empregados sem carteira assinada. Apenas 3,2% possuem registro formal.

“A proporção dos autônomos é três vezes maior entre os plataformizados do que entre os ocupados em geral”, destacou Fontes.

Entre os trabalhadores por conta própria, 5,7% utilizam plataformas digitais como principal forma de intermediação de serviços.

Perfil do trabalhador plataformizado

A pesquisa revela que o setor é predominantemente masculino: 83,9% são homens, contra 16,1% de mulheres. A concentração por idade mostra que 47,3% têm entre 25 e 39 anos, e 36,2% entre 40 e 59 anos.

Em relação à escolaridade:

  • 59,3% têm ensino médio completo ou superior incompleto

  • 16,6% têm nível superior completo

  • 14,8% concluíram o ensino fundamental

  • 9,3% não têm instrução formal

Fontes associa a predominância masculina à natureza das atividades:

“A ocupação de condutor de motocicleta é fortemente exercida por homens.”

Concentração no Sudeste e metodologia

Mais da metade dos trabalhadores (53,7%) está no Sudeste, seguido pelo Nordeste (17,7%), Sul (12,1%), Centro-Oeste (9%) e Norte (7,5%). Apenas o Sudeste supera a média nacional na proporção de trabalhadores por app (2,2% da população ocupada).

O levantamento do IBGE considerou apenas pessoas que têm nos aplicativos a principal fonte de trabalho, excluindo quem realiza atividades eventuais para complementar renda.

A pesquisa ainda é classificada como experimental, e deve ser ampliada em 2025, quando incluirá plataformas de comércio eletrônico.

Debate no STF sobre vínculo trabalhista

A relação entre motoristas de aplicativo e plataformas digitais é tema de debate no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento sobre o possível vínculo empregatício deve ocorrer no início de novembro, segundo o presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Trabalhadores argumentam que há precarização e falta de direitos trabalhistas, enquanto as empresas e a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendem que não há vínculo formal de emprego.

Continue lendo

Sprint em Austin muda o jogo no Mundial de Fórmula 1

Foto: F1.com/DivulgaçãoTempo de leitura: 5 minutosO fim de semana é de velocidade em Austin, nos Estados Unidos, com o Grande Prêmio dos EUA de...

Em Tubarão, Jorginho Mello é homenageado com a comenda Willy Zumblick

FOTOS  Leo Munhoz /SECOM Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O governador Jorginho Mello foi um dos agraciados com a Comenda Municipal do Mérito Willy...

CERTI recebe prêmio em Nova York por projeto de monitoramento da Amazônia

FOTO Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A CERTI, por meio do Instituto CERTI Amazônia, foi uma das grandes vencedoras do New Commons Challenge 2025,...

Idosos no mercado de trabalho: desafio e oportunidade para empresas em cenário multigeracional

FOTO Acervo Pessoal Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O Brasil caminha para um mercado de trabalho cada vez mais diverso em idades. Segundo dados...

Balneário Rincão adquire novo equipamento de raio-x digital

FOTO Lucas Sabino PMBR Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Balneário Rincão, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a aquisição de...

Enem 2025: 4 dicas para controlar a ansiedade e manter o foco

FOTO José Cruz Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, muitos estudantes enfrentam...

21º Campeonato de Surf do Bananinha agita a praia do Porto, em Imbituba, neste domingo

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O 21º Campeonato de Surf do Bananinha promete movimentar a praia do Porto, em Imbituba, neste domingo (19)....

Amado Batista traz clima de nostalgia para Criciúma

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O cantor Amado Batista promete uma noite de nostalgia e emoção em Criciúma. O artista se apresenta no...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp