quinta-feira, 29 janeiro , 2026

Trabalho por aplicativo cresce 25% e atinge 1,7 milhão no Brasil

O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total saltou de 1,3 milhão para 1,7 milhão de pessoas, representando 335 mil novos trabalhadores conectados a plataformas digitais.

Mais participação no mercado de trabalho

Em 2022, os trabalhadores de aplicativos representavam 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados no país. Em 2024, essa proporção subiu para 1,9% dos 88,5 milhões de pessoas com alguma ocupação. O levantamento integra o módulo sobre trabalho por plataformas digitais da Pnad Contínua, feito em parceria com a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com o analista do IBGE Gustavo Fontes, o crescimento está relacionado à flexibilidade de horários e à possibilidade de aumento de renda que a atividade oferece.

“A pessoa escolhe os dias, a jornada e o local de trabalho. Isso pode ser um fator de atração”, explicou Fontes.

Transporte domina o setor

A maior parte dos trabalhadores atua no transporte de passageiros, que reúne 53,1% dos plataformizados. Em seguida estão os serviços de entrega de comida e produtos (29,3%), prestação de serviços profissionais (17,8%) e aplicativos de táxi (13,8%).

Entre os 1,7 milhão de trabalhadores, 72,1% têm ocupações classificadas como operadores de instalação e máquinas e montadores, categoria que inclui motoristas e motociclistas.

Informalidade elevada

O estudo mostra que 71,1% dos trabalhadores de aplicativo são informais, quase o dobro da média nacional de 44,3%. A maioria (86,1%) atua por conta própria, enquanto 6,1% são empregadores e 3,9% empregados sem carteira assinada. Apenas 3,2% possuem registro formal.

“A proporção dos autônomos é três vezes maior entre os plataformizados do que entre os ocupados em geral”, destacou Fontes.

Entre os trabalhadores por conta própria, 5,7% utilizam plataformas digitais como principal forma de intermediação de serviços.

Perfil do trabalhador plataformizado

A pesquisa revela que o setor é predominantemente masculino: 83,9% são homens, contra 16,1% de mulheres. A concentração por idade mostra que 47,3% têm entre 25 e 39 anos, e 36,2% entre 40 e 59 anos.

Em relação à escolaridade:

  • 59,3% têm ensino médio completo ou superior incompleto

  • 16,6% têm nível superior completo

  • 14,8% concluíram o ensino fundamental

  • 9,3% não têm instrução formal

Fontes associa a predominância masculina à natureza das atividades:

“A ocupação de condutor de motocicleta é fortemente exercida por homens.”

Concentração no Sudeste e metodologia

Mais da metade dos trabalhadores (53,7%) está no Sudeste, seguido pelo Nordeste (17,7%), Sul (12,1%), Centro-Oeste (9%) e Norte (7,5%). Apenas o Sudeste supera a média nacional na proporção de trabalhadores por app (2,2% da população ocupada).

O levantamento do IBGE considerou apenas pessoas que têm nos aplicativos a principal fonte de trabalho, excluindo quem realiza atividades eventuais para complementar renda.

A pesquisa ainda é classificada como experimental, e deve ser ampliada em 2025, quando incluirá plataformas de comércio eletrônico.

Debate no STF sobre vínculo trabalhista

A relação entre motoristas de aplicativo e plataformas digitais é tema de debate no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento sobre o possível vínculo empregatício deve ocorrer no início de novembro, segundo o presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Trabalhadores argumentam que há precarização e falta de direitos trabalhistas, enquanto as empresas e a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendem que não há vínculo formal de emprego.

Continue lendo

DIC de Laguna prende homem por tráfico de drogas no bairro Cabeçudas

FOTO PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 66 anos por tráfico de drogas no bairro...

Pelo Estado – Obra no Morro dos Cavalos é anunciada pelo Governo Federal 

 Acredite quem quiser. Ou melhor, acredite se puder, mas o Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, 28, que a obra do túnel do Morro dos...

Corpo de Bombeiros de SC lança concurso público com 110 vagas e salários de até R$ 18 mil

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) publicou os editais de dois novos concursos públicos com 110 vagas, distribuídas entre os cargos...

Novas leis estaduais fortalecem atendimento a crianças com câncer em SC

Saúde e inclusão social estão entre os temas contemplados por novas leis estaduais sancionadas pelo Governo de Santa Catarina na última semana. As normas,...

Balneário Gaivota celebra Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Imagem Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Balneário Gaivota será palco de uma intensa programação religiosa e cultural em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes,...

Capivari de Baixo abre adesão para adoção de praças e espaços públicos

IMAGEM PMCB Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Empresários e pessoas físicas interessados na adoção de praças, canteiros e outros espaços públicos em Capivari de...

Tubarão reforça parceria com universitários para mutirões de saúde em 2026

FOTO PMT Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da saúde pública e à integração acadêmica, a Secretaria de Saúde...

TJSC suspende lei que proíbe cotas raciais em universidades

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu, de forma liminar, os efeitos da Lei Estadual nº 19.722/2026, que proibia a adoção de...