Jailson Vieira
Laguna
Um grupo de ex-funcionários contratados da empresa terceirizada J.Silva, no Porto Pesqueiro de Laguna, protestou ontem em frente ao terminal da pesca contra o desligamento de 25 trabalhadores por término do contrato com a empresa. Sem a renovação e com a falta de perspectiva para a contratação de outros profissionais, os ex-funcionários garantem que, com isso, a realização das atividades torna-se impossível.
Conforme um dos representantes dos trabalhadores, com as demissões do último sábado mais de 100 famílias serão prejudicadas. Isso porque, além dos contratados, os mais de 80 cooperativistas também ficam impossibilitados de executarem suas funções. Outro agravante poderá ocorrer nos próximos dias, caso o contrato de outra empresa terceirizada não seja ampliado.
De acordo com os representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pela administração do Terminal Pesqueiro, um novo processo licitatório para a contratação de uma nova empresa é estudado e deverá ser lançado em breve.
Conforme o representante dos manifestantes, o protesto não tem ligação com a chegada do novo administrador do Porto, o petista José Fritsch. O novo gestor foi deputado federal, prefeito de Chapecó e ministro da Pesca e Aquicultura. “Fizemos uma manifestação pacífica reivindicando um posicionamento da Codesp. Queremos que a empresa tome uma solução e resolva esse impasse. Só hoje (ontem) três barcos pesqueiros deixaram de ser atendidos por falta de pessoal. Por causa disso, o gelo produzido por nossos colegas terão perda total, o que gera um prejuízo para a administração do porto”, revela.
O Terminal Pesqueiro
O Terminal Pesqueiro de Laguna é responsável por 40% da economia do município e recebe em seu cais grandes embarcações carregadas com toneladas de pescados que são comercializados pelas empresas do município para as cidades das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.
Geração de empregos
O setor pesqueiro gera milhares de empregos, a partir da atividade em alto-mar, também trabalhadores autônomos e comerciantes, principalmente empresas de beneficiamento de pescado, que atuam com importação e exportação. A história do porto iniciou na década de 40, com as instalações portuárias para a exportação de carvão devido à segunda guerra mundial na Europa. A partir de 1969 foram realizadas adaptações para outras finalidades, como a pesca.
A lei
O terminal pesqueiro foi criado em virtude da lei de modernização dos portos brasileiros nos anos 90. É uma empresa de economia mista, vinculada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e secretaria especial de portos da presidência da república.

