A 17ª edição do Transcatarina, um dos maiores eventos off-road do Brasil, vai movimentar 14 cidades catarinenses entre os dias 7 e 12 de julho de 2025. Com largada em Fraiburgo e chegada em Jaraguá do Sul, a expedição espera reunir cerca de 400 participantes vindos de 10 estados e 120 cidades. Organizado pela SC Racing, o evento conta com categorias como Turismo Adventure, Passeio Radical e Expedição, e promove ações sociais durante o percurso.
Evento off-road impulsiona turismo e economia local
Com impacto direto na economia das cidades anfitriãs, o Transcatarina movimenta hotéis, restaurantes, postos de combustível e o comércio em geral. A cidade de Fraiburgo, sede oficial desde a primeira edição, receberá os participantes nos primeiros dias. Ao longo do trajeto, o comboio passará por:
- Taió
- Rio do Sul
- Itaiópolis
- Rio do Campo
- Curitibanos
- Otacílio Costa
- Rio Negrinho
- Indaial
- Presidente Getúlio
- Doutor Pedrinho
- Corupá
- Jaraguá do Sul
Ações sociais e inclusão estão no DNA do evento
Além da aventura, o Transcatarina se destaca pelo viés social. Doações de alimentos, visitas a escolas e o Rally da Inclusão fazem parte da programação. Segundo Edson João da Costa, diretor da SC Racing, o evento tem como principal objetivo valorizar o turismo e as belezas naturais de Santa Catarina.
“Seguimos com nosso compromisso de fazer mais que um evento off-road. O Transcatarina quer transformar realidades por onde passa”, afirma Edson.
Municípios do roteiro celebram a participação
Cada cidade do percurso aguarda com expectativa a chegada dos jipeiros. Em Rio do Sul, por exemplo, as categorias Passeio Radical 01 e 02 e Adventure 03 farão parada. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovane Honorato, destaca a tradição local no off-road e a oportunidade de integrar o circuito. “Temos grupos tradicionais de jipeiros e queremos que o Transcatarina volte mais vezes para cá”, diz.