As ferrovias que cortam Santa Catarina registraram uma movimentação total de 6.842.869 toneladas em 2024, conforme dados da Gerência de Ferrovias da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Rumo Logística foi responsável pelo transporte de 3,7 milhões de toneladas, enquanto a Ferrovia Tereza Cristina movimentou 3,09 milhões de toneladas.
Investimentos para fortalecer o modal ferroviário
O Governo do Estado trabalha para fortalecer o setor ferroviário, buscando investimentos que tornem essa opção logística mais eficiente. Segundo Beto Martins, secretário da SPAF, as ferrovias catarinenses operam abaixo de sua capacidade histórica.
- Em períodos anteriores, as malhas ferroviárias transportavam até três vezes mais cargas.
- O governo pretende revitalizar o modal para impulsionar a indústria catarinense.
- O foco está na reativação e ampliação da malha ferroviária.
Projetos ferroviários e legislação específica
Atualmente, Santa Catarina tem dois projetos ferroviários em andamento:
- Chapecó – Correia Pinto: extensão de 319 km.
- Navegantes – Araquari: extensão de 62 km.
O investimento estadual é de aproximadamente R$ 32 milhões, e as obras devem ser concluídas em 2025. Além disso, a SPAF está elaborando a Lei Estadual de Ferrovias, que será encaminhada à Alesc ainda este ano. A nova legislação permitirá ao Estado autorizar concessões de novos trechos ferroviários.
Principais cargas transportadas em 2024
Os produtos mais transportados pelas ferrovias catarinenses em 2024 foram:
- Soja e carvão mineral: 2,5 milhões de toneladas cada.
- Milho: 1,06 milhão de toneladas.
- Outros produtos: contêineres, combustíveis (álcool, gasolina e diesel) e insumos agrícolas (adubo, cloreto de potássio, fosfato e ureia).
No cenário nacional, o transporte ferroviário movimentou 534,9 milhões de toneladas em 2024. Santa Catarina possui 763 km de ferrovias ativas, o que representa 4,4% da malha ferroviária do Brasil.