Fortes temporais atingiram Santa Catarina entre quarta-feira (4) e a madrugada desta quinta-feira (5), provocando estragos em 17 municípios, especialmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste. As cidades de Ibiam, Fraiburgo e São Bento do Sul decretaram situação de emergência, e outras avaliam fazer o mesmo. Equipes da Defesa Civil estadual estão em campo desde a madrugada, prestando apoio técnico, mapeando os danos e monitorando novos riscos.
A previsão do tempo já alertava para ventos fortes, granizo e chuvas intensas, e o cenário se confirmou com tempestades severas e até registro de uma nuvem funil em Lajeado Grande, fenômeno que pode se transformar em tornado. Felizmente, não houve confirmação de que tenha tocado o solo.
Municípios decretam emergência e buscam reconstrução
O município de Ibiam, no Meio-Oeste, foi o mais afetado, com 260 casas e edificações danificadas. São Bento do Sul e Fraiburgo também decretaram emergência. Já cidades como Videira, com 300 residências afetadas, ainda avaliam a situação para solicitar apoio estadual e federal.
Outros municípios que registraram estragos são:
São Miguel do Oeste
Lajeado Grande
Ouro Verde
Faxinal dos Guedes
Passos Maia
Seara
Bom Jesus
Xanxerê
Tangará
Lebon Régis
Herval d’Oeste
Ao todo, mais de 900 residências já foram diretamente atingidas.
Defesa Civil em alerta e com equipes em campo
Desde o início da semana, a Defesa Civil de SC tem emitido alertas via cell broadcast diretamente aos celulares da população em áreas de risco. Ao todo, 16 alertas foram disparados nas últimas 24 horas.
As equipes seguem atuando com:
Monitoramento meteorológico em tempo real
Apoio técnico aos municípios
Orientações para decretos de emergência
Levantamento de danos
Possibilidade de liberação de recursos via Ação Humanitária
Risco permanece nos próximos dias
O cenário de instabilidade deve continuar. A Defesa Civil reforça o alerta para novos temporais nos próximos dias e recomenda que a população siga os canais oficiais para receber informações atualizadas e orientações de segurança.