Os processos que levam ao conhecimento foram desenvolvidos de diferentes maneiras através dos séculos. Desde os processos de pesquisa empíricos de outrora até a tecnologia moderna e avançada aplicada nos dias atuais. Fato é que em qualquer uma das escolhas, o tempo sempre foi o senhor do conhecimento.
Na área da luta contra a obesidade não é diferente. Mesmo com toda preparação e busca pelo aperfeiçoamento teórico, a técnica e prática de quase 30 anos de formação médica me fizeram perceber grande transformação no comportamento e nas opiniões das pessoas quando o assunto é hábito alimentar. Lembro-me dos tempos dos avós quando diziam que se uma pessoa era gorda, era porque comia pratos fartos todos os dias. Hoje sabemos que não é bem assim.
Todas as nossas diretrizes brasileiras em saúde nessa área da obesidade acompanham as norte-americanas. Em 1985, o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, por intermédio do Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol, orientou reduzir a ingestão de gorduras e colesterol. Para complementar a quantidade de calorias necessárias ao corpo foi estimulado o consumo de alimentos integrais ricos em fibras (como os grãos), alimentos esses ditos saudáveis.
Coincidentemente – ou não – deu-se início a um índice ascendente de obesidade e diabetes em homens e mulheres, constatado pelo órgão nacional Centro para Controle e Prevenção de Doenças. Essa substituição alimentar trouxe ao cenário das famílias a ingestão do glúten, o supercarboidrato presente no trigo, cevada, aveia e centeio, principal fonte na dieta do dia a dia dos brasileiros.
E não importa se o pão é branco ou integral, ou mesmo massa industrializada de biscoitos, pizzas ou sonho de padaria. Por trás desse carboidrato há amilopectina A, macromolécula que aumenta o teor de glicose no sangue. Em relação ao índice glicêmico, exceto pelas fibras contida no pão integral, não há diferença entre tomar uma lata de refrigerante açucarado ou comer duas fatias de pão integral.
É importante que a população estude e se informe, pesquise e saiba que esse hábito alimentar hipercalórico baseado na ingestão constante de trigo e açucares vem engordando a humanidade. Em meu consultório recebo diariamente queixas sobre má digestão, constipação e a tal da “barriga inchada”. Menos preocupado com o mal estar ou questão estética, o verdadeiro problema está relacionado ao precoce surgimento do diabetes e todos os males advindos dessa doença.