sexta-feira, 1 agosto , 2025

Trump anuncia tarifa de 25% à Índia por comércio com Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) que irá aplicar uma tarifa de 25% e uma multa à Índia como forma de penalização pelas compras de energia e equipamentos militares da Rússia. O republicano também afirmou que o Brasil será tarifado com alíquota de 50%.

Segundo Trump, a medida entra em vigor no dia 1º de agosto e não haverá prorrogação. Em publicação no Truth Social, o presidente criticou as tarifas indianas, que classificou como “altíssimas”, além das barreiras comerciais, consideradas “rigorosas e incômodas”.

“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas”, afirmou.

Ele ainda destacou que a Índia “sempre comprou a maior parte de seus equipamentos militares e de energia da Rússia”, prática que segue mesmo após os apelos do Ocidente para que Moscou encerre a guerra contra a Ucrânia.

Medida visa destravar negociações

De acordo com o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, Trump está frustrado com o progresso nas conversas comerciais com a Índia e acredita que a tarifa será um “gatilho” para acelerar acordos bilaterais.

Hassett afirmou que há expectativa de que a Índia abra mais seu mercado para produtos norte-americanos após a aplicação da medida.

Brasil é o mais penalizado no tarifaço

Enquanto países como a Índia receberão uma tarifa de 25%, o Brasil deverá ser taxado com alíquota de 50%, mais do que o dobro.

Em entrevista ao jornal The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que tentou abrir diálogo com Trump, mas não teve sucesso.

“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar”, disse Lula. “Eu pedi para fazer contato, designei meu vice, ministro da Agricultura e da Economia, mas até agora não foi possível.”

O governo brasileiro enviou uma comitiva ao Capitólio para buscar abertura nas negociações, mas interlocutores norte-americanos afirmam que Trump deliberadamente barrou qualquer conversa com o Brasil.

Segundo fontes do Planalto, a tarifação do Brasil tem caráter punitivo, já que não há razões econômicas claras para aplicar a maior alíquota ao país.

Governo tenta amenizar impactos

A equipe econômica liderada pelo ministro Fernando Haddad negocia uma possível exclusão de alimentos e da Embraer das taxas impostas.

“As conversas estão evoluindo e vão continuar, mesmo após o dia 1º. A decisão não significa o fim do diálogo, mas o começo de uma conversa”, declarou Haddad.

O Brasil agora aguarda o desfecho do primeiro dia de vigência das novas tarifas, na esperança de obter flexibilizações por meio de negociações posteriores.

Continue lendo

Tubarão empata em casa contra o Metropolitano e agora precisa vencer confronto de Blumenau

No mata-mata, pela Série B do Campeonato Catarinense, jogar longe de casa com a obrigação de vencer pode, curiosamente, aliviar a pressão. E é...

Maior edição do Bazar da Catedral acontece neste fim de semana

FOTOS Divulgação Notisul Evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de agosto, com renda revertida para a recuperação da Catedral de Tubarão e...

Saiba quando utilizar as rodadas grátis ou o bônus tradicional

Rodadas Grátis vs. Bônus Tradicional: Qual a Melhor Escolha Se você é um jogador assíduo de jogos em cassino online, com certeza já se deparou...

Diocese de Criciúma se despede do padre Osni Zanatta

FOTO Reprodução Notisul Sacerdote celebrava 45 anos de missão e será sepultado nesta quinta-feira (31), no Cemitério São Luiz, em Criciúma. Homem de fé e serviço:...

Clube José Siebert representa Tubarão no maior torneio de tiro ao prato do mundo

Jucinei (E) e o filho Lucas (D) FOTOS Clube José Siebert Divulgação Notisul Atletas do clube participam do Grand American, campeonato mundial em Illinois (EUA),...

Ferrovia Tereza Cristina mantém certificações ISO de gestão

FOTO FTC Divulgação Notisul Empresa ferroviária do Sul de SC reforça compromisso com qualidade, meio ambiente e segurança após auditoria externa. Auditoria confirma solidez do sistema...

Bombeiros farão simulação de resgate na roda-gigante de BC

FOTO FG Big Wheel Divulgação Notisul Treinamento inédito do CBMSC será realizado neste sábado (2) na FG Big Wheel, com foco em salvamento em altura...

BR-101 Sul tem novo trecho de via marginal liberado

FOTOS CCR ViaCosteira Divulgação Notisul ViaCosteira conclui duplicação e iluminação das marginais entre Tubarão e Capivari de Baixo, melhorando fluidez e segurança. Trecho entre Tubarão e...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp