A cidade de Tubarão foi palco da 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa da região da Amurel, realizada na tarde desta quinta-feira (26), no auditório do Bloco Pedagógico da Unisul. O tema norteador do evento foi “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, destacando a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população idosa.
Autoridades municipais, sociedade civil, conselhos e representantes dos serviços públicos participaram ativamente das discussões que visam garantir mais dignidade, autonomia e proteção à população idosa da região.
Grupos de trabalho debateram cinco eixos principais
Conduzida pela assistente social Norma Carvalho, a conferência foi dividida em cinco grupos temáticos que refletiram e propuseram diretrizes sobre assuntos essenciais para o envelhecimento com dignidade:
Financiamento das políticas públicas para ampliação dos direitos sociais;
Proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
Combate à violência em todas as suas formas;
Participação social e protagonismo nas múltiplas velhices;
Fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.
Evento contou com ampla participação da sociedade e autoridades
O município de Tubarão foi representado pelo vice-prefeito Denis Matiola, pela primeira-dama Graziele de Souza Soratto da Silva, pela secretária Heloísa Cabral, além da presidente do CMDPI Kátia Bressan. Participaram ainda membros de diversas secretarias, conselhos e usuários da política pública, incluindo a assistente social da Amurel, Ivânia May.
Para Kátia Bressan, eventos como este são essenciais para promover a escuta da sociedade, construir políticas com base na realidade local e fortalecer os direitos humanos da pessoa idosa.
Delegados foram eleitos para conferência estadual
Ao final do encontro, foram eleitos os delegados que representarão os municípios da região na próxima conferência estadual. As propostas levantadas deverão orientar o trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e do próprio governo estadual, ajudando a planejar ações concretas de promoção, controle e defesa desse público.
A conferência reforçou o papel fundamental do Estatuto do Idoso, que assegura o direito à saúde, dignidade, desenvolvimento e liberdade às pessoas com 60 anos ou mais.
“A pessoa idosa tem projetos de vida e almeja qualidade de vida. Por isso, é essencial pensar políticas que atendam essas necessidades”, concluiu Kátia Bressan.