Início Educação Turismo pedagógico infantil pode virar política pública em Laguna

Turismo pedagógico infantil pode virar política pública em Laguna

FOTO PMLSC divulgação, Notisul

Um grupo de estudantes do curso de Administração Pública da Udesc, em Florianópolis, desenvolveu um projeto de turismo pedagógico voltado para crianças que chamou atenção da Prefeitura de Laguna. A proposta pode virar política pública e deve ser lançada oficialmente em 2026.

A iniciativa nasceu a partir de um desafio acadêmico da disciplina de Marketing e Comunicação no Setor Público, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A missão era criar um plano de comunicação para uma instituição pública ou organização da sociedade civil.

Um dos grupos ultrapassou os limites da tarefa e implementou, de fato, a ideia desenvolvida: um passaporte turístico infantil com foco pedagógico, intitulado “Expedição Botonauta – Um mergulho no Conhecimento”. O objetivo é oferecer às escolas uma experiência educativa e cultural em Laguna, promovendo o turismo com intencionalidade pedagógica.

Parceria com o poder público e lançamento em 2026

Na última segunda-feira (25), os estudantes foram recebidos pelo prefeito de Laguna, Samir Ahmad, o Preto Crippa, no gabinete municipal. Durante o encontro, o grupo apresentou os resultados do projeto e propôs sua implementação oficial como política pública.

“Me encantei com o projeto e queremos incentivar o desenvolvimento dele aqui em Laguna. Eu reforço o quanto é importante para nós essa parceria com a Udesc. Estamos sempre abertos para parcerias com a universidade”, declarou o prefeito.

A proposta deve integrar as comemorações dos 350 anos de Laguna, previstas para 2026.

Impacto educacional e desenvolvimento local

A professora Aline Regina Santos, responsável pela disciplina e orientadora do grupo, ressaltou o impacto da iniciativa:

“Este é um exemplo concreto de como a universidade pública transforma vidas. A universidade é esse espaço que desperta os talentos dos estudantes a serviço da sociedade.”

A estudante Maria Luisa S. Miranda destacou o desafio e o aprendizado ao longo do processo:

“Foi um trabalho muito criativo, extremamente robusto e cansativo. Cada detalhe foi muito bem pensado. O mais legal foi descobrir o potencial do marketing em favor do desenvolvimento local, para uma política pública.”

Diagnóstico e metodologia aplicada

Além da disciplina de Marketing, o trabalho teve participação da disciplina de Governança e Gestão Pública, ministrada pelo professor Daniel Pinheiro. Nessa etapa, os alunos realizaram um diagnóstico da cidade, identificando oportunidades de aprimoramento nas estratégias de turismo.

Foram realizadas análises técnicas e visitas a campo. Como resultado, os estudantes elaboraram um e-book com benchmarking de práticas semelhantes em outras regiões, o que ajudou a embasar a proposta apresentada à Prefeitura.

O grupo responsável pelo projeto é formado por Salete Inêz Kons Monteiro Duarte, Maria Luisa S. Miranda, Leonardo Medeiros de Azevedo e Daniel Antônio da Silva.

Serviço

Expedição Botonauta – Um mergulho no Conhecimento

  • Tipo: Passaporte turístico infantil com foco pedagógico

  • Público-alvo: Escolas de educação infantil e ensino fundamental

  • Local de aplicação: Laguna, SC

  • Previsão de lançamento: 2026

  • Realização: Estudantes da Udesc/Esag em parceria com a Prefeitura de Laguna

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile