Um grupo de estudantes do curso de Administração Pública da Udesc, em Florianópolis, desenvolveu um projeto de turismo pedagógico voltado para crianças que chamou atenção da Prefeitura de Laguna. A proposta pode virar política pública e deve ser lançada oficialmente em 2026.
A iniciativa nasceu a partir de um desafio acadêmico da disciplina de Marketing e Comunicação no Setor Público, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A missão era criar um plano de comunicação para uma instituição pública ou organização da sociedade civil.
Um dos grupos ultrapassou os limites da tarefa e implementou, de fato, a ideia desenvolvida: um passaporte turístico infantil com foco pedagógico, intitulado “Expedição Botonauta – Um mergulho no Conhecimento”. O objetivo é oferecer às escolas uma experiência educativa e cultural em Laguna, promovendo o turismo com intencionalidade pedagógica.
Parceria com o poder público e lançamento em 2026
Na última segunda-feira (25), os estudantes foram recebidos pelo prefeito de Laguna, Samir Ahmad, o Preto Crippa, no gabinete municipal. Durante o encontro, o grupo apresentou os resultados do projeto e propôs sua implementação oficial como política pública.
“Me encantei com o projeto e queremos incentivar o desenvolvimento dele aqui em Laguna. Eu reforço o quanto é importante para nós essa parceria com a Udesc. Estamos sempre abertos para parcerias com a universidade”, declarou o prefeito.
A proposta deve integrar as comemorações dos 350 anos de Laguna, previstas para 2026.
Impacto educacional e desenvolvimento local
A professora Aline Regina Santos, responsável pela disciplina e orientadora do grupo, ressaltou o impacto da iniciativa:
“Este é um exemplo concreto de como a universidade pública transforma vidas. A universidade é esse espaço que desperta os talentos dos estudantes a serviço da sociedade.”
A estudante Maria Luisa S. Miranda destacou o desafio e o aprendizado ao longo do processo:
“Foi um trabalho muito criativo, extremamente robusto e cansativo. Cada detalhe foi muito bem pensado. O mais legal foi descobrir o potencial do marketing em favor do desenvolvimento local, para uma política pública.”
Diagnóstico e metodologia aplicada
Além da disciplina de Marketing, o trabalho teve participação da disciplina de Governança e Gestão Pública, ministrada pelo professor Daniel Pinheiro. Nessa etapa, os alunos realizaram um diagnóstico da cidade, identificando oportunidades de aprimoramento nas estratégias de turismo.
Foram realizadas análises técnicas e visitas a campo. Como resultado, os estudantes elaboraram um e-book com benchmarking de práticas semelhantes em outras regiões, o que ajudou a embasar a proposta apresentada à Prefeitura.
O grupo responsável pelo projeto é formado por Salete Inêz Kons Monteiro Duarte, Maria Luisa S. Miranda, Leonardo Medeiros de Azevedo e Daniel Antônio da Silva.
Serviço
Expedição Botonauta – Um mergulho no Conhecimento
Tipo: Passaporte turístico infantil com foco pedagógico
Público-alvo: Escolas de educação infantil e ensino fundamental
Local de aplicação: Laguna, SC
Previsão de lançamento: 2026
Realização: Estudantes da Udesc/Esag em parceria com a Prefeitura de Laguna