FOTOS Divulgação Notisul
Com estreia marcada para sexta-feira (25), em Imbituba, o show musical “Rezo” inicia uma nova temporada de apresentações gratuitas por cinco cidades de Santa Catarina. O projeto é protagonizado pelas musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira, e promove a valorização das tradições culturais populares, especialmente aquelas lideradas por mulheres.
Shows gratuitos com acessibilidade e participação de artistas convidadas
A circulação do show inclui cidades de quatro mesorregiões catarinenses e reforça o papel da mulher como guardiã de saberes e tradições ancestrais. Com direção musical de Ana Paula da Silva, o projeto propõe uma experiência sensível, imersiva e educativa para o público, com intérpretes de libras em todas as apresentações.
Agenda confirmada:
Imbituba: 25/07, às 19h – Biblioteca Municipal
Florianópolis: 26/07, às 18h30 – Espaço Pedro Saraiva de Cultura
Joinville: 13/08, às 19h30 – Casa de Cultura Fausto Rocha Júnior
Balneário Camboriú: 16/08, às 20h – Teatro Bruno Nitz
Canelinha: data e local a confirmar
Em Joinville, o show contará com a participação especial da própria diretora musical, Ana Paula da Silva. Em Balneário Camboriú, Rafaela Backer e a violinista Caroline Levien se integram ao trio no palco.
Projeto celebra tradições como o boi de mamão, capoeira e terno de reis
A proposta do show nasceu em 2021, a partir de pesquisas de Bárbara Kristensen e Natália Pereira sobre cantigas populares e expressões orais femininas. Com a chegada da violonista Marcela Backer, o projeto ganhou força autoral, unindo performance, pesquisa e memória cultural em um espetáculo vivo.
Entre as manifestações retratadas no show estão:
Boi de mamão
Terno de reis
Capoeira
Ratoeira
Ofício das benzedeiras
Catumbi
“Rezo é um convite para olharmos para as raízes que moldam nossa identidade. Ao trazê-las para o palco, ressaltamos a força das mulheres na preservação desses patrimônios imateriais”, explica Bárbara Kristensen.
Iniciativa é financiada por prêmio estadual de estímulo à cultura
A turnê é viabilizada com recursos do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
A ação incentiva a circulação de projetos culturais autorais e estimula o acesso democrático à arte em diferentes regiões do estado.