sábado, 27 junho , 2026
Início Site Página 3

Pelo Estado – MPSC denuncia envolvidos em Operação DNA do Crime 

0

 

 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ofereceu denúncia contra uma advogada, vários empresários de uma mesma família, pessoas ligadas a eles e agentes públicos, em razão dos crimes investigados durante a Operação DNA do Crime, deflagrada em 2 de junho de 2026 e que é um desdobramento da Operação Mensageiro, que apura lavagem de dinheiro praticada por um grupo de empresários, os quais possuem condenações e ações penais em andamento por crimes de corrupção e fraude licitatória. 

Os empresários ligados à área de coleta e transporte de lixo, que já figuram como réus em outras três ações penais ajuizadas pelo Ministério Público, e pessoas próximas a eles, incluindo funcionários e familiares, além de agentes públicos vinculados à Prefeitura Municipal de Rio do Sul, foram denunciados por promoverem e integrarem organização criminosa formada para cometer estes crimes de fraude à licitação e lavagem de dinheiro. 

Além disso, no dia da deflagração da Operação DNA do Crime, apurou-se que uma advogada, a qual havia recebido legalmente algumas informações sigilosas sobre a Operação por atuar junto à Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, havia vazado os dados sigilosos para uma das investigadas, a qual então agiu tentando se esquivar da ação das autoridades. Em razão dessa conduta, a advogada foi presa em flagrante e posteriormente denunciada pelo MPSC, pelo crime de impedir e embaraçar investigação envolvendo organização criminosa. 

 

Via Mar e ferrovias em pauta 

Depois de abrir a semana em Nova Iorque com o SC Day, a comitiva catarinense chegou a Washington para uma rodada de conversas técnicas com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas. O governador apresentou três obras consideradas estratégicas para destravar a logística do estado: a rodovia ViaMar, que tem orçamento preliminar estimado em R$ 9 bilhões e o Governo pretende viabilizá-lo por meio de uma PPP de longo prazo, o Plano Ferroviário de Santa Catarina, cujo os investimentos previstos ultrapassa R$ 12 bilhões. Já o Transporte Marítimo, que é a terceira prioridade do Governo Catarinense, terá projetos e concessões viabilizados para estimular novas opções de transporte público. 

 

Desenvolvimento 

Os Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia de Santa Catarina alcançaram a marca de R$ 1,02 bilhão em carteira de projetos desenvolvidos em parceria com a indústria desde 2014. O resultado reflete a consolidação da atuação dos Institutos no desenvolvimento de soluções tecnológicas, pesquisa aplicada e inovação voltadas ao aumento da competitividade industrial. 

Ao longo desse período, foram executados 344 projetos para 417 empresas em iniciativas que envolveram diferentes áreas estratégicas, como Transformação Digital e Inteligência Artificial, Robótica Avançada, Manufatura Avançada, New Space, Economia de Baixo Carbono e Transição Energética, e Bioeconomia. 

 

Exposuper 2026 

Negócios, inovação, relacionamento e conhecimento movimentaram a ExpoSuper 2026, que reuniu mais de 30 mil visitantes, 310 expositores e gerou mais de R$ 1,2 bilhão em negociações ao longo de três dias de evento. Promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a feira reuniu supermercadistas, fornecedores, indústrias, prestadores de serviços, especialistas e lideranças de todas as regiões do país em uma programação voltada ao desenvolvimento do varejo alimentar e foi marcada por corredores movimentados, auditório lotado, apresentação de lançamentos, reuniões comerciais e troca de experiências entre profissionais de toda a cadeia supermercadista. Ao longo da programação, os participantes acompanharam conteúdos sobre inteligência artificial, liderança, transformação digital, comportamento do consumidor, Reforma Tributária e as mudanças que vêm influenciando o setor. 

 

Parceria 

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (Codeplan) formalizaram, durante o Summit Cidades, o contrato para a prestação de serviços técnicos especializados destinados à estruturação de projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública e cidades inteligentes para os municípios consorciados da região. A iniciativa amplia a atuação do BRDE na estruturação de projetos de infraestrutura urbana em Santa Catarina, com foco na modernização e expansão dos sistemas de iluminação pública, no aumento da eficiência energética e na adoção de soluções tecnológicas voltadas à gestão inteligente das cidades. 

 

Visitando o Oeste 

O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, João Rodrigues (PSD), iniciou sua agenda pelo Oeste catarinense. O roteiro abrange seis cidades da região, visando consolidar as bases de seu projeto estadual. Além do ex-prefeito de Chapecó, também integram a comitiva o deputado federal Carlos Chiodini (MDB), pré-candidato a vice-governador, o senador Esperidião Amin (PP) e o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), ambos pré-candidatos ao Senado. 

Esta será a sétima agenda regional promovida pela aliança formada pelo PSD, MDB, Progressistas e União Brasil. 

Farol Shopping e Colégio Dehon promovem Arraial Solidário com show gratuito em Tubarão

0

IMAGEM Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

 O Farol Shopping e o Colégio Dehon promovem entre os dias 3 e 5 de julho mais uma edição do Arraial Solidário, evento que une cultura, entretenimento e solidariedade em Tubarão. A programação será realizada na Praça de Eventos Ivo Prim, com entrada gratuita.

Neste ano, a festa terá como tema “Brasil de canto a canto: onde a tradição faz história”, valorizando as diferentes manifestações culturais das festas juninas brasileiras.

Show gratuito abre a programação

Uma das novidades da edição de 2026 é o espetáculo “Brinquedos Além das Telas”, que será apresentado gratuitamente no dia 3 de julho, às 20h.

A apresentação marca a abertura oficial do evento e integra a programação cultural preparada para as famílias.

Segundo a gerente de Marketing do Farol Shopping, Georgia Menegaz, o Arraial Solidário vai além da celebração cultural.

“Mais do que celebrar uma tradição tão presente na vida dos brasileiros, a iniciativa mobiliza famílias, parceiros e voluntários em torno de uma causa maior: apoiar entidades que realizam um trabalho fundamental na nossa região”,

destaca.

Festa une cultura e solidariedade

Além das comidas típicas e da decoração temática, o público poderá acompanhar apresentações culturais das entidades participantes e das turmas do Colégio Dehon.

O diretor-geral do Colégio Dehon, José Antonio Matiolla, ressalta que o evento também busca estimular a solidariedade e a cidadania.

“Nosso objetivo principal é despertar nas pessoas um verdadeiro sentimento de solidariedade e uma postura cidadã, sendo a festa uma ferramenta fundamental nesse processo”,

afirma.

Nove entidades serão beneficiadas

Realizado em parceria com o Colégio Dehon, UNITVSC e Fundação InoversaSul, o Arraial Solidário destinará toda a arrecadação das barracas, brinquedos e brincadeiras para instituições sociais da região.

As entidades beneficiadas nesta edição são:

  • STAN (Associação Tubaronense de Apoio às Famílias);
  • ATIDEV;
  • Comunidade Terapêutica Renascer;
  • Filhos para Sempre;
  • Graarc;
  • Grupo Escoteiro Willy Zumblick;
  • Joanna de Angelis;
  • Lar da Menina;
  • COMBEMTU.

A renda obtida com a venda de quitutes, pescaria e demais atrações será integralmente destinada às instituições.

Confira a programação

3 de julho (quinta-feira)

20h

  • Show gratuito “Brinquedos Além das Telas”;
  • Apresentações das entidades participantes.

4 e 5 de julho (sexta-feira e sábado)

A partir das 14h

  • Apresentações artísticas do Colégio Dehon;
  • Atrações culturais;
  • Gastronomia típica;
  • Brincadeiras tradicionais;
  • Atividades solidárias.

Serviço

Evento: Arraial Solidário 2026

Data: 3 a 5 de julho

Local: Praça de Eventos Ivo Prim – Farol Shopping

Entrada: Gratuita

Tema: Brasil de canto a canto: onde a tradição faz história

Realização: Farol Shopping, Colégio Dehon, UNITVSC e Fundação InoversaSul

Imbituba amplia apoio aos produtores rurais com aquisição de trator e máquina de silagem

0

FOTOS PI Divulgação Notisul

A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), adquiriu um trator e uma máquina de silagem para reforçar os serviços prestados aos produtores rurais do município.

Os novos equipamentos passam a integrar a estrutura utilizada no atendimento às demandas do campo, ampliando a capacidade operacional dos serviços oferecidos pela administração municipal.

Equipamentos serão utilizados em diversas atividades agrícolas

O trator será empregado em diferentes etapas da produção rural, auxiliando nos serviços de:

  • Roçada;
  • Aração do solo;
  • Gradagem;
  • Plantio de milho.

Já a máquina de silagem será utilizada na colheita e no processamento do milho destinado à produção de silagem, importante alimento utilizado na nutrição dos rebanhos.

A expectativa é que os novos equipamentos contribuam para ampliar a eficiência dos serviços prestados aos agricultores do município.

Atendimento aos produtores será ampliado

Com a incorporação dos equipamentos à frota municipal, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca passa a contar com mais recursos para atender as propriedades rurais.

Os equipamentos serão utilizados desde o preparo das áreas de cultivo até as etapas finais da produção, oferecendo suporte aos agricultores em diferentes demandas do setor.

Segundo a administração municipal, a medida fortalece a estrutura de atendimento e amplia a capacidade de execução dos trabalhos desenvolvidos no campo.

Investimento busca fortalecer o setor rural

O prefeito Michell Nunes destacou que a aquisição tem como objetivo atender às necessidades dos produtores e incentivar o desenvolvimento das atividades agrícolas.

“A aquisição do trator e da máquina de silagem amplia nossa capacidade de atendimento no campo. São equipamentos que irão auxiliar os agricultores em diversas etapas da produção, contribuindo para a realização dos serviços e para o desenvolvimento das atividades rurais em Imbituba”,

afirmou.

A iniciativa integra as ações da prefeitura voltadas ao fortalecimento da agricultura e ao apoio às comunidades rurais do município.

Serviço

Equipamentos adquiridos:

  • Trator agrícola;
  • Máquina de silagem.

Utilização do trator:

  • Roçada;
  • Aração;
  • Gradagem;
  • Plantio de milho.

Utilização da máquina de silagem:

  • Colheita do milho;
  • Produção de silagem para alimentação animal.

Órgão responsável:
Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

Meleiro assina ordem de serviço para revitalização da praça central

0

FOTOS PM Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

O prefeito de Meleiro, Anderson Scardueli, o Nino (PL), assinou na manhã desta quinta-feira (25) a ordem de serviço para a reforma, readequação e revitalização da Praça do Paço Municipal. O investimento total na obra será de R$ 999.990 e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses.

A revitalização contempla uma área de 5.417 metros quadrados e busca ampliar os espaços de lazer, convivência e integração para moradores e visitantes.

Nova praça terá espaço infantil e área de caminhada

O projeto prevê a implantação de diversos equipamentos e melhorias urbanas. Entre as estruturas planejadas estão:

  • Espaço infantil;
  • Área para caminhada;
  • Chafariz;
  • Arborização;
  • Áreas de convivência.

A proposta da administração municipal é transformar a praça em um ponto de encontro da comunidade, incentivando a ocupação dos espaços públicos e valorizando a região central da cidade.

Investimento chega a quase R$ 1 milhão

O valor total da obra é de R$ 999.990,00.

Desse montante:

  • R$ 800 mil são provenientes do Governo de Santa Catarina, por meio do programa SC Levada a Sério;
  • R$ 199.990,00 correspondem à contrapartida da Prefeitura de Meleiro.

A execução ficará sob responsabilidade da empresa Pavimentadora e Construtora Ferreira.

Projeto foi desenvolvido por profissionais do município

O projeto arquitetônico da nova praça foi elaborado pela arquiteta Larissa Mattos. Já o projeto de engenharia ficou sob responsabilidade do engenheiro Augusto Simon.

Segundo a administração municipal, o objetivo é criar um espaço moderno, funcional e acessível para a população.

Prefeito destaca qualidade de vida e convivência

O prefeito Anderson Scardueli afirmou que a revitalização representa um importante investimento para o município.

“Estamos muito felizes em anunciar essa nova praça central, que será um espaço pensado para as famílias, para as crianças e para todos que utilizam o centro. É um investimento que valoriza Meleiro, fortalece a convivência e traz mais qualidade de vida para a nossa população. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria”, destacou.

A expectativa da prefeitura é entregar a nova praça em aproximadamente seis meses.

Serviço

Obra: Reforma e revitalização da Praça do Paço Municipal

Município: Meleiro

Área revitalizada: 5.417 m²

Investimento total: R$ 999.990,00

Recursos estaduais: R$ 800 mil

Contrapartida municipal: R$ 199.990,00

Prazo estimado: Seis meses

Empresa executora: Pavimentadora e Construtora Ferreira

Michelle nega briga com Flávio Bolsonaro e defende união para eleições de 2026

0

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (25) que não existe disputa ou desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e defendeu a união dos aliados políticos para as eleições de 2026. A declaração foi publicada nas redes sociais após a repercussão de vídeos em que ela expôs divergências sobre estratégias eleitorais do partido no Ceará.

Na mensagem, Michelle disse que seu objetivo foi esclarecer informações que, segundo ela, estavam sendo interpretadas de forma equivocada.

“Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição”, escreveu a ex-primeira-dama em publicação no Instagram.

Divergência surgiu por alianças no Ceará

O episódio ganhou repercussão após Michelle criticar a aproximação do Partido Liberal (PL) com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) no Ceará.

A ex-primeira-dama defende o apoio do partido ao senador Eduardo Girão (Novo) para o governo estadual e à deputada federal Priscila Costa (PL) para uma vaga no Senado.

Por outro lado, dirigentes da legenda afirmam que a articulação envolvendo Ciro Gomes recebeu aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e que a estratégia política não deve ser revista.

A divergência expôs diferenças de posicionamento dentro do grupo político em relação às alianças para o pleito de 2026.

Vídeos expuseram atrito entre aliados

Na quarta-feira (24), Michelle publicou vídeos relatando um episódio de desentendimento com Flávio Bolsonaro após discordar da condução das negociações eleitorais no Ceará.

Segundo ela, houve um tratamento considerado inadequado durante a discussão sobre os rumos da legenda no estado.

A repercussão das declarações alimentou especulações sobre uma possível disputa interna por influência política dentro do grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio pediu desculpas após repercussão

Após a divulgação dos vídeos, Flávio Bolsonaro se manifestou publicamente. O senador afirmou que não teve a intenção de ofender Michelle Bolsonaro e declarou estar de “coração aberto”.

Ele também pediu desculpas à ex-primeira-dama, buscando encerrar o episódio.

Na publicação desta quinta-feira, Michelle reforçou que não guarda ressentimentos e pediu que suas declarações anteriores fossem analisadas dentro do contexto completo.

Cenário político mira as eleições de 2026

O episódio ocorre em meio às articulações políticas para as eleições de 2026 e ao debate sobre a liderança dos diferentes grupos que compõem o campo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar das divergências pontuais sobre estratégias estaduais, tanto Michelle quanto Flávio têm defendido a manutenção da unidade partidária para a disputa eleitoral.

Até o momento, o PL não anunciou mudanças em sua estratégia para o Ceará.

Venezuelana em SC busca notícias de familiares e amigos após terremoto na Venezuela

0

A venezuelana Aurymat Chinchilla, moradora de Florianópolis há quatro anos, passou a manhã desta quinta-feira (25) tentando obter informações sobre familiares, amigos e os impactos dos terremotos que atingiram a Venezuela. Apesar de já ter conseguido contato com a maior parte da família, ela ainda aguarda notícias de um amigo de infância que trabalha na Marinha venezuelana.

Os tremores, que atingiram principalmente a região de Caracas e cidades próximas, deixaram mais de 160 mortos e cerca de 950 feridos, segundo autoridades internacionais. O desastre também mobilizou a comunidade venezuelana que vive em Santa Catarina, estado que abriga a maior população de imigrantes do país no Brasil.

Comunidade venezuelana acompanha situação à distância

Aurymat conta que ficou abalada ao acompanhar as primeiras imagens da tragédia. Muitas das áreas atingidas faziam parte de sua rotina quando ainda vivia na Venezuela.

“Quando vi as notícias ontem, eu fiquei com o coração bem pequeno. Imagina, são edifícios que têm tanto tempo ali. Eu ia passear em Caracas, visitar meus familiares e fazer compras”, relembra.

A preocupação maior é com um amigo que vive em Puerto Cabello, cidade localizada a cerca de 215 quilômetros da capital e uma das áreas afetadas pelos tremores.

Segundo ela, ainda não foi possível confirmar onde ele estava no momento dos terremotos.

“Eu não sei se ele estava no porto, se estava de turno, se estava de férias”, afirma.

Falhas na comunicação dificultam contato

Além dos danos estruturais, os terremotos também comprometeram sistemas de comunicação em algumas regiões do país, dificultando o contato entre familiares e amigos.

Aurymat explica que as pessoas mais próximas das áreas atingidas ainda enfrentam dificuldades para se comunicar.

“As pessoas que estão mais perto do local afetado a gente não conseguiu [contato] porque tem falhas na comunicação lá”, relata.

A situação tem gerado apreensão entre milhares de venezuelanos que vivem fora do país e tentam acompanhar o trabalho de resgate das vítimas.

Mais de 70 mil venezuelanos vivem em Santa Catarina

De acordo com dados do governo estadual, os venezuelanos representam atualmente a maior comunidade de imigrantes em Santa Catarina.

Mais de 70 mil pessoas vindas da Venezuela vivem em municípios catarinenses. As maiores concentrações estão no Oeste, especialmente em Chapecó, além de Florianópolis, no Litoral, e Joinville, no Norte do estado.

A tragédia provocou mobilização entre integrantes da comunidade, que acompanham as notícias e buscam informações sobre parentes e amigos nas áreas afetadas.

Governo catarinense acompanha situação

O governo de Santa Catarina informou que colocou sua estrutura à disposição do governo federal para auxiliar eventuais ações relacionadas às buscas e aos resgates das vítimas.

Procurado, o Ministério das Relações Exteriores informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre os mortos ou feridos pelos terremotos.

As equipes de emergência seguem atuando nas áreas atingidas em busca de sobreviventes e na avaliação dos danos provocados pelos tremores.

PF e MPF deflagram segunda fase da Operação Disclosure sobre caso Americanas

0

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, que investiga supostas fraudes contábeis estimadas em cerca de R$ 54 bilhões envolvendo a Americanas. A ação cumpre mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo e inclui o bloqueio de bens dos investigados.

Segundo a PF, a operação busca aprofundar as investigações sobre irregularidades que teriam sido praticadas ao longo de vários anos e que impactaram os demonstrativos financeiros da companhia.

Mandados e bloqueio de bens

De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro determinou ainda o sequestro de bens e valores em nome dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões, valor estimado das supostas fraudes apuradas.

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados teriam conhecimento de práticas relacionadas a operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) que, segundo as apurações, teriam sido contabilizados sem respaldo econômico.

“As investigações apontam indícios dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa”, informou a corporação.

O que está sendo investigado

Segundo a PF, as suspeitas envolvem operações conhecidas como risco sacado, modalidade financeira utilizada por empresas para antecipar pagamentos a fornecedores por meio de instituições financeiras.

As investigações também analisam contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), incentivos comerciais normalmente utilizados no varejo. Conforme a corporação, parte desses contratos teria sido registrada contabilmente sem que houvesse efetiva existência econômica das operações.

As autoridades apuram se essas práticas contribuíram para a distorção dos balanços financeiros da companhia ao longo dos anos.

Primeira fase ocorreu em 2024

A primeira fase da Operação Disclosure foi realizada em junho de 2024. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão contra ex-diretores da Americanas.

Também foram determinados bloqueios de bens e valores superiores a R$ 500 milhões.

Na época, a PF informou que as investigações contaram com colaboração da atual diretoria da empresa. As apurações apontaram possíveis fraudes relacionadas tanto às operações de risco sacado quanto aos contratos de VPC.

Caso levantou debate sobre fiscalização do mercado

O caso Americanas reacendeu discussões sobre os mecanismos de fiscalização e governança corporativa no mercado financeiro brasileiro.

Especialistas ouvidos anteriormente pela Agência Brasil apontaram desafios como a crescente sofisticação das fraudes empresariais, conflitos de interesse que podem afetar processos de autorregulação e limitações estruturais dos órgãos responsáveis pela supervisão do mercado.

Também foram citadas a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos de acompanhamento de balanços contábeis e o fortalecimento da capacidade operacional dos órgãos reguladores.

Jogos da Copa 2026 desta quinta definem grupos D, E e F

0

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 movimenta esta quinta-feira (25) com seis partidas decisivas pelos grupos D, E e F. As seleções da Alemanha e dos Estados Unidos entram em campo já classificadas para a próxima fase, enquanto outras equipes disputam vagas diretas e a possibilidade de avançar entre os melhores terceiros colocados.

Conforme o regulamento da competição, os jogos de cada grupo serão disputados simultaneamente para evitar qualquer vantagem baseada em resultados anteriores.

Grupo E abre a rodada às 17h

Os primeiros confrontos do dia acontecem às 17h (horário de Brasília). Em Nova Jersey, o Equador enfrenta a Alemanha, líder da chave e já garantida nas oitavas de final. Na Filadélfia, Curaçao encara a Costa do Marfim.

A Alemanha lidera o Grupo E com seis pontos e saldo positivo de sete gols. A disputa pela segunda vaga direta está entre Costa do Marfim, com três pontos, e Equador, que soma um ponto. Curaçao também tem um ponto e ainda mantém chances matemáticas de avançar como uma das melhores terceiras colocadas.

Classificação do Grupo E

  • Alemanha – 6 pontos (saldo +7)
  • Costa do Marfim – 3 pontos (saldo 0)
  • Equador – 1 ponto (saldo -1)
  • Curaçao – 1 ponto (saldo -6)

Grupo F tem disputa aberta pela liderança

Às 20h, entram em campo as seleções do Grupo F. O Japão enfrenta a Suécia em Dallas, enquanto Tunísia e Holanda se enfrentam em Kansas City.

A chave chega à rodada final sem definição. Holanda e Japão dividem a liderança com quatro pontos cada. A Suécia aparece logo atrás, com três pontos, e ainda depende apenas de um bom resultado para seguir sonhando com a classificação.

Já a Tunísia, sem pontuar até o momento, precisa vencer e torcer por uma combinação favorável de resultados para continuar na competição.

Classificação do Grupo F

  • Holanda – 4 pontos (saldo +4)
  • Japão – 4 pontos (saldo +4)
  • Suécia – 3 pontos (saldo 0)
  • Tunísia – 0 ponto (saldo -8)

Estados Unidos lideram o Grupo D

Os últimos jogos do dia serão realizados às 23h. Em Los Angeles, a Turquia enfrenta os Estados Unidos. Já em São Francisco, Paraguai e Austrália fazem confronto direto por uma vaga na próxima fase.

Os norte-americanos chegam à rodada final com seis pontos e classificação garantida. Austrália e Paraguai, ambos com três pontos, disputam a segunda vaga direta da chave.

A Turquia ainda busca seus primeiros pontos na competição e tenta manter viva a possibilidade de avançar entre os melhores terceiros colocados.

Classificação do Grupo D

  • Estados Unidos – 6 pontos (saldo +5)
  • Austrália – 3 pontos (saldo 0)
  • Paraguai – 3 pontos (saldo -2)
  • Turquia – 0 ponto (saldo -3)

Jogos desta quinta-feira

17h

  • Equador x Alemanha (Grupo E)
  • Curaçao x Costa do Marfim (Grupo E)

20h

  • Japão x Suécia (Grupo F)
  • Tunísia x Holanda (Grupo F)

23h

  • Turquia x Estados Unidos (Grupo D)
  • Paraguai x Austrália (Grupo D)

Araranguá inicia implantação do PLANCON Multirriscos para reforçar a segurança nas escolas

0

FOTO SMEA Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

A Secretaria Municipal de Educação de Araranguá realizou, na tarde de quarta-feira (24), a primeira reunião do Comitê Municipal do Plano de Contingência Multirriscos (PLANCON). A iniciativa busca fortalecer a segurança nas unidades de ensino e organizar ações de prevenção, resposta e recuperação diante de situações de risco.

O encontro reuniu representantes de diversos órgãos públicos e instituições parceiras, reforçando a atuação integrada para ampliar a proteção da comunidade escolar.

Comitê reúne diferentes instituições

Além da Secretaria de Educação, participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Habitação, APAE e Conselho Municipal de Educação.

A proposta é construir o plano de forma conjunta, considerando as necessidades específicas de cada unidade escolar e promovendo uma cultura permanente de prevenção e cuidado.

Plano busca preparar escolas para situações de risco

O PLANCON Multirriscos é um instrumento de planejamento voltado à preparação das escolas diante de diferentes situações que possam afetar a comunidade escolar.

O objetivo é garantir que gestores, professores, funcionários e demais profissionais estejam preparados para agir de maneira rápida, coordenada e eficiente em casos de emergência.

Durante a reunião, os participantes discutiram as próximas etapas para a construção e implementação das ações previstas no plano.

Comitê acompanhará os planos das unidades escolares

Entre as atribuições do Comitê Municipal estão a análise dos planejamentos elaborados pelas escolas, a orientação das equipes e o fortalecimento das estratégias de prevenção e resposta.

Os encontros também permitirão:

  • Identificação de vulnerabilidades;
  • Definição de protocolos de atuação;
  • Elaboração de estratégias de segurança;
  • Fortalecimento das redes de apoio;
  • Compartilhamento de boas práticas.

A expectativa é que as ações contribuam para tornar as escolas ambientes cada vez mais seguros, acolhedores e preparados para enfrentar diferentes situações de risco.

Cultura de prevenção é compromisso coletivo

Segundo a Secretaria de Educação, a construção de uma cultura de segurança depende da participação de toda a comunidade escolar e do envolvimento dos diversos setores públicos.

A iniciativa reforça a importância da integração entre educação, segurança, saúde e assistência social para garantir a proteção, o bem-estar e o cuidado com estudantes, profissionais e famílias.

Serviço

Ação: Implantação do Comitê Municipal do PLANCON Multirriscos

Município: Araranguá

Objetivo: Fortalecer a segurança e a prevenção nas escolas.

Participantes:

  • Secretaria de Educação;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Polícia Militar;
  • Polícia Civil;
  • Defesa Civil;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria de Assistência Social e Habitação;
  • APAE;
  • Conselho Municipal de Educação.

Curso de conservas, doces e temperos forma 13 participantes em Gravatal

0

FOTOS PMG Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Treze moradores de Gravatal concluíram, nesta quarta-feira (24), o Curso de Conservas, Doces e Temperos, promovido gratuitamente pelo projeto Rede de Oportunidades, da Prefeitura de Gravatal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A capacitação foi realizada nos dias 23 e 24 de junho, no Salão Paroquial da comunidade de Pouso Alto, em parceria com o SENAR e os Sindicatos Rurais de Gravatal e Armazém.

Curso ensinou técnicas de conservação e aproveitamento dos alimentos

Durante as atividades, os participantes aprenderam técnicas de conservação e transformação de alimentos, produzindo picles, molhos, pastas de temperos, geleias, compotas e doces.

Além das práticas culinárias, os alunos receberam orientações sobre higiene, segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo para a redução do desperdício.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jadna Ouriques, a avaliação das participantes foi bastante positiva.

“Muitas disseram que vão produzir para a família e outras já pensam em empreender. Elas também destacaram que o curso ajuda a evitar o desperdício dos alimentos e pediram que novas capacitações sejam oferecidas”,

afirmou.

Capacitação também representa oportunidade de recomeço

Entre as participantes está a técnica de enfermagem Angela Santana Alves, de 44 anos, que atualmente está afastada do trabalho para tratamento de saúde.

Ela destacou a importância do curso como uma oportunidade de aprendizado e bem-estar.

“Foi um conhecimento que vou levar para o resto da vida. Aprendi que quase tudo pode ser aproveitado e quero participar de outros cursos. Só tenho a agradecer pela oportunidade”,

relatou.

Rede de Oportunidades já concedeu mais de 170 certificações

A iniciativa faz parte do projeto Rede de Oportunidades, que busca ampliar o acesso à qualificação profissional nas comunidades do interior, fortalecer a inclusão produtiva e estimular a geração de renda.

Desde 2025, o programa já emitiu mais de 170 certificados em diferentes cursos oferecidos à população.

A ação também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual o município de Gravatal é signatário.

Serviço

Curso: Conservas, Doces e Temperos

Local: Salão Paroquial de Pouso Alto

Data: 23 e 24 de junho de 2026

Participantes certificados: 13

Realização: Prefeitura de Gravatal, Secretaria de Assistência Social, SENAR e Sindicatos Rurais de Gravatal e Armazém

Projeto: Rede de Oportunidades