IMAGEM Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A UniSul, campus Tubarão, realiza no próximo dia 27 de novembro a 2ª edição do NEABI+ Encontros: Educação, Cultura e Diversidade em Diálogo, um evento que se consolida como espaço de reflexão e construção coletiva para uma educação antirracista. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) em parceria com o NEABI+, núcleo dedicado aos estudos afro-brasileiros, indígenas, comunidades tradicionais e LGBTQIAP+.
A proposta do encontro é fortalecer a discussão sobre racismo estrutural e sua superação por meio de práticas escolares, epistemologias negras e iniciativas de transformação social. Para as organizadoras, o evento vai além da teoria e busca impactar a prática educacional.
“Queremos mudar práticas por meio de uma educação que não invisibiliza certos saberes e indivíduos em detrimento de outros”, explica Amanda Duarte Lima, assistente acadêmica dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UniSul.
Produção de conhecimento e epistemologias negras
A abertura ocorre às 14h, com a mesa-redonda “A produção de conhecimento de pesquisadoras/es negras/os na Educação: experiências, epistemologias e práticas”. Participam:
Aleida Cardoso (PPGCL UniSul)
Josiane Anacleto (PPGE UniSul)
Andreza Fidelis (PPGE UniSul)
Leticia Gonçalves (UFRGS)
O debate busca evidenciar como métodos e produção acadêmica oriundos da pesquisa negra contribuem para redefinir estruturas e promover novas perspectivas na educação.
Experiências de gestão escolar antirracista 
À noite, às 19h, a discussão se volta para práticas da gestão escolar com a mesa “Construindo uma educação antirracista: experiência de mulheres negras na gestão da escola”. Convidadas:
Christiane Matias, gestora da EMEB Faustina da Luz Patrício
Cristiane Coelho, gestora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa
As duas profissionais atuam na implementação de políticas pedagógicas que valorizam identidade, justiça racial e equidade nas escolas.
“É preciso ser antirracista”
Inspirada por Angela Davis, Amanda reforça que a ação é aberta à comunidade e tem caráter formativo:
“Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. O propósito do NEABI+ é promover diálogos que fortaleçam identidade, protagonismo negro e diversidade”.
Serviço – NEABI+ Encontros
Data: 27 de novembro
Local: UniSul – Bloco D, Auditório 223D
Endereço: Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, 553 – Dehon
Horários:
14h às 17h – Mesa 1
19h às 21h30 – Mesa 2
Entrada: gratuita e aberta à comunidade


