Início Geral Usina de leite: Dívida pode inviabilizar

Usina de leite: Dívida pode inviabilizar

Zahyra Mattar
São Martinho

A audiência de ontem entre a prefeita de São Martinho, Leonete Back Loffi (DEM), e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA) terminou da pior maneira possível para o município. Agora, o caso da indústria de laticínios, prevista para ser implantada na cidade em 2001 (o convênio é de 2000) está nas mãos da controladoria-geral da União.

Caberá ao órgão dar um parecer do que a prefeitura precisará fazer para literalmente sanear esta pendência financeira junto a União. “Devolver o dinheiro (são cerca de R$ 500 mil) é sinônimo de inviabilizar completamente a administração. Colocar a usina para funcionar tem o mesmo peso. Vim a Brasília para encontrar um luz no fim do túnel e só o que vi foi escuridão”, lamenta a prefeita.
Ela tentou mudar o objeto do investimento. O município pleiteava a implantação de uma casa do produto colonial. Porém, como o convênio data de 2000, a proposta não foi aceita.

“Com isso, a prefeitura entrará para o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) e não poderemos mais firmar convênios ou receber recursos federais. É isto que vamos tentar reverter judicialmente agora. No mais, é esperar por um pronunciamento da controladoria-geral”, considera Leonete, em tom preocupado.

Sair da versão mobile