domingo, 21 dezembro , 2025

Como usar as notas do Enem 2025

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem abrir várias portas para os estudantes: acesso ao ensino superior, bolsas de estudo, financiamento estudantil, certificação do ensino médio e até oportunidades em universidades portuguesas. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro de 2025, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.

Os resultados individuais devem ser divulgados pelo Inep em janeiro de 2026, e mais de 4,8 milhões de inscritos poderão usar suas notas em diferentes programas e processos seletivos.

Acesso ao ensino superior

O Enem é a principal via de ingresso nas universidades brasileiras. As notas podem ser utilizadas em três programas do Ministério da Educação (MEC): Sisu, Prouni e Fies, além de convênios internacionais.

Sisu – Sistema de Seleção Unificada

A seleção do Sisu é feita com base na média das notas do Enem e considera o número de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência. A partir da edição de 2026, os candidatos poderão usar as notas das três últimas edições (2023, 2024 e 2025).

Para participar, é preciso ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação. A seleção também respeita os critérios da Lei de Cotas. Na última edição, foram oferecidas 261.779 vagas em 124 instituições públicas de todo o país.

Prouni – Programa Universidade para Todos

O Prouni concede bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. Para participar, o candidato deve ter média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

São realizadas duas edições por ano, e o programa é voltado a estudantes sem diploma de nível superior. A renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral e até 3 salários mínimos para bolsa parcial.

Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies permite financiar cursos em faculdades particulares, com início do pagamento após a formatura. É preciso ter feito o Enem desde 2010, com média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação.

Desde 2024, o programa reserva vagas para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs). A renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 3 salários mínimos, e a modalidade Fies Social beneficia estudantes com renda de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico.

Enem Portugal

Mais de 20 universidades e institutos portugueses aceitam as notas do Enem em processos seletivos simplificados. O convênio é administrado pelo Inep e inclui instituições como o Instituto Politécnico de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Português de Administração de Marketing, no Porto.

Esses acordos facilitam o ingresso, mas não envolvem transferência de recursos nem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

Outras seleções e ingresso direto

Diversas instituições públicas e privadas do Brasil utilizam o Enem como critério único ou complementar em seus próprios processos seletivos, substituindo ou complementando o vestibular tradicional.

Certificação do ensino médio

O Enem 2025 volta a permitir que as provas sirvam para certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência, algo que havia sido descontinuado em 2017.

Para obter o certificado, o participante deve:

  • Ter 18 anos completos na data da primeira prova;

  • Alcançar 450 pontos em cada área do conhecimento;

  • Obter 500 pontos ou mais na redação.

Durante o período em que essa opção não estava disponível, o Encceja foi a principal ferramenta para certificação.

Treineiros

Os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, podem participar do exame para testar conhecimentos. No entanto, suas notas não servem para ingresso no ensino superior no Brasil ou em Portugal.

O resultado desses candidatos é divulgado cerca de 60 dias após o dos participantes regulares.

Sobre o Enem

Criado em 1998, o exame é composto por 180 questões objetivas e uma redação dissertativo-argumentativa. As provas abrangem quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;

  • Ciências humanas e suas tecnologias;

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;

  • Matemática e suas tecnologias.

Mais informações estão disponíveis no site do Inep, com respostas às perguntas mais frequentes.

Continue lendo

TCE/SC suspende contratação para construção de quatro penitenciárias

FOTO TCESC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Tribunal de Contas de Santa Catarina suspendeu, de forma cautelar, nesta sexta-feira (19), a contratação...

Jorginho Mello sanciona pacote de leis em áreas estratégicas de Santa Catarina

Fotos: Ana Carolina Bossle/Secom GOVSC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O governador Jorginho Mello sancionou, nesta sexta-feira (19), um conjunto de leis que...

Polícia Civil prende suspeito de estupros de adolescentes em Florianópolis

FOTO PCSC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta semana um homem suspeito de praticar múltiplos estupros...

Primeiro dia de Verão tem temperaturas elevadas e alta umidade no ar

Para este domingo, 21 de dezembro, dia oficial da entrada do Verão, a região da Amurel terá um dia típico de "calor pré-frontal": muito...

Horóscopo do dia (21/12/2025): influência da Lua reforça a sensibilidade

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos O domingo, 21 de dezembro de 2025, marca um momento de transição e introspecção. A influência da Lua reforça a...

La Niña influencia o clima neste Verão 2025/2026 na região da Amurel

FOTO Notisul O Verão no Hemisfério Sul inicia oficialmente hoje, 21 de dezembro de 2025, às 12h03. Para a região da Amurel (Tubarão, Laguna, Braço...

Escuna naufraga na região de Laguna: cinco tripulantes são resgatados

Uma escuna com cinco tripulantes naufragou após apresentar um aumento repentino em um orifício na proa e encher de água rapidamente, nas proximidades da...

Orleans concede bônus fiscal de até R$ 1.200 a produtores rurais

FOTO Douglas Benker Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai conceder um bônus fiscal...