quinta-feira, 5 fevereiro , 2026

Como usar as notas do Enem 2025

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem abrir várias portas para os estudantes: acesso ao ensino superior, bolsas de estudo, financiamento estudantil, certificação do ensino médio e até oportunidades em universidades portuguesas. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro de 2025, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.

Os resultados individuais devem ser divulgados pelo Inep em janeiro de 2026, e mais de 4,8 milhões de inscritos poderão usar suas notas em diferentes programas e processos seletivos.

Acesso ao ensino superior

O Enem é a principal via de ingresso nas universidades brasileiras. As notas podem ser utilizadas em três programas do Ministério da Educação (MEC): Sisu, Prouni e Fies, além de convênios internacionais.

Sisu – Sistema de Seleção Unificada

A seleção do Sisu é feita com base na média das notas do Enem e considera o número de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência. A partir da edição de 2026, os candidatos poderão usar as notas das três últimas edições (2023, 2024 e 2025).

Para participar, é preciso ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação. A seleção também respeita os critérios da Lei de Cotas. Na última edição, foram oferecidas 261.779 vagas em 124 instituições públicas de todo o país.

Prouni – Programa Universidade para Todos

O Prouni concede bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. Para participar, o candidato deve ter média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.

São realizadas duas edições por ano, e o programa é voltado a estudantes sem diploma de nível superior. A renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral e até 3 salários mínimos para bolsa parcial.

Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies permite financiar cursos em faculdades particulares, com início do pagamento após a formatura. É preciso ter feito o Enem desde 2010, com média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação.

Desde 2024, o programa reserva vagas para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs). A renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 3 salários mínimos, e a modalidade Fies Social beneficia estudantes com renda de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico.

Enem Portugal

Mais de 20 universidades e institutos portugueses aceitam as notas do Enem em processos seletivos simplificados. O convênio é administrado pelo Inep e inclui instituições como o Instituto Politécnico de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Português de Administração de Marketing, no Porto.

Esses acordos facilitam o ingresso, mas não envolvem transferência de recursos nem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

Outras seleções e ingresso direto

Diversas instituições públicas e privadas do Brasil utilizam o Enem como critério único ou complementar em seus próprios processos seletivos, substituindo ou complementando o vestibular tradicional.

Certificação do ensino médio

O Enem 2025 volta a permitir que as provas sirvam para certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência, algo que havia sido descontinuado em 2017.

Para obter o certificado, o participante deve:

  • Ter 18 anos completos na data da primeira prova;

  • Alcançar 450 pontos em cada área do conhecimento;

  • Obter 500 pontos ou mais na redação.

Durante o período em que essa opção não estava disponível, o Encceja foi a principal ferramenta para certificação.

Treineiros

Os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, podem participar do exame para testar conhecimentos. No entanto, suas notas não servem para ingresso no ensino superior no Brasil ou em Portugal.

O resultado desses candidatos é divulgado cerca de 60 dias após o dos participantes regulares.

Sobre o Enem

Criado em 1998, o exame é composto por 180 questões objetivas e uma redação dissertativo-argumentativa. As provas abrangem quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;

  • Ciências humanas e suas tecnologias;

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;

  • Matemática e suas tecnologias.

Mais informações estão disponíveis no site do Inep, com respostas às perguntas mais frequentes.

Continue lendo

Sigma Park lança o Sigma Start, programa de pré-incubação para transformar ideias em negócios com tração

O Sigma Park lançou oficialmente o Sigma Start, um programa de pré-incubação voltado a empreendedores em estágio inicial que desejam transformar ideias em negócios...

Pelo Estado – Fora do PL e concorrendo com Amin

Não se fala em outra coisa nos bastidores da política catarinense se não na saída de Carol De Toni do PL. Na quarta-feira, ela...

STJ decide pela soltura do prefeito de Garopaba preso na Operação Coleta Seletiva

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta quinta-feira (5), a revogação da prisão preventiva do prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas)....

Carnaval 2026: confira a programação completa em Laguna

Laguna se prepara para viver um dos maiores carnavais de sua história em 2026. Com uma programação extensa e diversificada, a cidade aposta na...

Tubarão intensifica ações de orientação e prevenção às ISTs durante o Carnaval

A Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante...

Pescaria Brava propõe nome Cão Orelha para Centro de Saúde Animal

IMAGEM PMPB Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos A Prefeitura de Pescaria Brava protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe a...

Jorge Seif diz estar sereno após adiamento de julgamento no TSE

FOTO ARQUIVO PESSOAL Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos O senador Jorge Seif (PL-SC) lamentou o adiamento do julgamento que analisa uma ação contra o...

Araranguá sedia Encontro de Formação Alfabetiza SC na UFSC

FOTOS SEESC Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED),...