Uso de inteligência artificial deve ser o principal desafio das eleições em SC

Foto: Giovanni Kalabaide - Divulgação: Notisul Digital

No dia 6 de outubro, 5.640.659 eleitores catarinenses irão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O maior desafio deste pleito, segundo a Justiça Eleitoral, é o uso da inteligência artificial nas propagandas eleitorais. Esse tema foi abordado na coletiva de imprensa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na manhã desta terça-feira (30), em Florianópolis.

Preparativos do TRE-SC para as eleições

Durante a coletiva, a presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, garantiu que o tribunal está preparado para o processo eleitoral de 2024. O TRE-SC conta com um quadro de servidores capacitados e 100 juízes eleitorais atuando nos municípios, assegurando a integridade e transparência do processo eleitoral.

Regras sobre uso de IA nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu resoluções específicas sobre o uso de inteligência artificial nas eleições, com o objetivo de assegurar a transparência e evitar a disseminação de desinformação. As normas incluem a obrigação de aviso explícito sobre o uso de IA, a proibição do uso de IA para disseminar desinformação e a vedação absoluta do uso de deepfake.

Monitoramento de notícias falsas

Para combater a disseminação de notícias falsas, o TRE-SC adotará a ferramenta de IA desenvolvida pelo TRE de Pernambuco, AletheIA, que monitora postagens e avalia conteúdos. O sistema AletheIA será utilizado para o monitoramento de desinformação, agilizando as respostas a postagens falsas e garantindo um pleito eleitoral mais seguro e transparente.

Números das eleições municipais de 2024

O eleitorado catarinense cresceu 2,7% em relação a 2022 e 8,35% em comparação a 2020, totalizando 5.640.659 eleitores, sendo que mais da metade são mulheres (51,89%). Em Santa Catarina, serão disputados 295 cargos para prefeito e vice-prefeito, além de 2.655 vagas para vereador, com uma expectativa de mais de 26 mil registros de candidatura.

Novidades no pleito eleitoral de 2024

Entre as novidades deste ano, está a possibilidade de usar o número do CPF para habilitar a urna, além do uso da biometria. Os eleitores catarinenses poderão utilizar o CPF ou a biometria para habilitação, com 86% deles já cadastrados para biometria. Além disso, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou o e-Título no dia da votação.

Teste de auditoria de integridade das urnas

Nos dias do primeiro e segundo turno, a Assembleia Legislativa de SC será sede para o teste de Auditoria de Integridade das Urnas Eletrônicas, que ocorrerá no Hall do Palácio Barriga Verde, sob a supervisão de auditores independentes, visando comprovar a confiabilidade do voto.