Capivari de Baixo
A campanha de vacinação antirrábica, realizada neste sábado, em Capivari de Baixo, imunizou cerca de 920 animais, entre cães e gatos. De acordo com o médico veterinário Israel Fernandes Rafael, é importante vacinar anualmente os animais com mais de três meses de vida porque a imunização protege contra o vírus da raiva.
“Após o ocorrido em Gravatal, as pessoas estão mais atentas a essa situação. Precisamos que os animais estejam com a vacina em dia. Vale lembrar que a raiva não tem cura. A única forma de prevenção é por meio da vacinação dos animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos” enfatiza o profissional.
Foram imunizados cães e gatos com idade superior a 3 meses de idade. Um posto de vacinação foi montado para a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, em frente ao Ginásio Municipal Juan Manoel dos Santos, no centro de Capivari de Baixo. Os trabalhos ocorreram entre 8 e 17h. A imunização foi gratuita.
A ação ocorreu por causa de uma parceria entre prefeitura, Gerência Regional de Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive). A vacinação era restrita a animais pertencentes a moradores do município. Conforme a Secretaria de Saúde local e o Departamento de Agricultura, o intuito era de manter o controle da raiva.
A campanha visava estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da doença entre os animais e, assim, a prevenção de ocorrências em humanos. A atualização da dose é anual, portanto, os vacinados no ano passado devem ser levados novamente. Eles devem estar saudáveis. Aqueles que estiverem com diarreias, em tratamento ou em recuperação pós-cirúrgica, não podem ser vacinados agora.
Em abril, após três décadas Santa Catarina registrou o primeiro caso de raiva humana com morte, após a mordida de um gato na zona rural de Gravatal. Em maio, uma campanha foi iniciada em Capivari, Pescaria Brava e Gravatal. De acordo com o gerente de Zoonoses da Dive/SC, João Fuck, a ação de bloqueio teve início na residência da paciente.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus, transmitida, principalmente, por cães, gatos e morcegos para o homem. Os seres humanos são infectados ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre por causa das mordidas, mas podem acontecer em caso de arranhões seguidos de lambeduras.