Priscila Alano
Tubarão
A população está consciente de que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe A. Ontem, nos postos de saúde de Tubarão, a procura já era grande, houve formação de filas, muitas pessoas tiveram que esperar até 30 minutos para serem atendidas.
A coordenadora da vigilância epidemiológica da Policlínica, a enfermeira Patrícia Zapelini Batista, pede que as pessoas incluídas nestes grupos tenham calma, pois há vacina suficiente para todos. Ela salienta que as grávidas não devem ter receio e devem vacinar-se, independente do período de gestação.
Outro aspecto que deve ser observado é que nesta segunda fase serão vacinados somente os doentes crônicos com menos de 60 anos. “Os portadores de doenças crônicas acima desta idade só serão imunizados na etapa que começa no dia 24 de abril”, ressalta.
Com relação ao atraso no atendimento, Patrícia explica que somente ontem pela manhã a secretaria da saúde de Tubarão recebeu as doses da regional e que todos os postos de saúde com salas de vacinas estão recebendo as doses. “Nesta etapa, a meta é imunizar cinco mil pessoas portadoras de doenças crônicas, mil grávidas e cerca de 2,5 mil crianças até 2 anos”, relata Patricia. A vacinação, da segunda etapa, será até o dia 2 de abril.
Regional de saúde garante
que a distribuição não atrasou
De acordo com a responsável pela imunização da 20ª gerência de saúde, enfermeira Janete Zandomênico, não houve atrasos na distribuição das doses para os municípios. O cronograma foi cumprido conforme a determinação do governo federal. “Na última quinta-feira, encaminhei comunicado para todas as secretarias municipais, avisando que as doses da vacina chegariam na sexta-feira, e que a partir das 7 horas de hoje (ontem) as técnicas estariam na regional para a distribuição, porém, o município de Tubarão esteve na regional às 10 horas para receber seu lote”, lamenta Janete. Nesta segunda etapa, foram disponibilizadas 15 mil doses para doentes crônicos e 7,7 mil doses para gestantes e crianças.
