Foto Matheus Lima/Vasco Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Vasco colocou fim ao jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro ao golear o Internacional por 5 a 1 nesta sexta-feira (28), em São Januário, pela 36ª rodada. A partida foi marcada por forte temporal que alagou o gramado e provocou mais de uma hora de paralisação, mas terminou com festa cruz-maltina e crise colorada.
Com o resultado, o Vasco chegou aos 45 pontos, ultrapassou a barreira considerada segura contra o rebaixamento e encerrou uma sequência de cinco derrotas seguidas. Já o Internacional vive situação delicada: ultrapassado pelo Santos, caiu para a 17ª posição e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.
A vitória também encerrou outro tabu: o time carioca não vencia o Inter em São Januário desde 2019.
Primeiro tempo começou com avalanche de gols vascaína
O Vasco iniciou o jogo em ritmo acelerado. Logo aos 2 minutos, Andrés Gómez roubou a bola no ataque, avançou e marcou seu primeiro gol pelo clube. Aos 9, Rayan arriscou de fora da área e ampliou, colocando 2 a 0 no placar com menos de dez minutos.
O Inter descontou nos acréscimos com Ricardo Mathias, mantendo a equipe viva. Mas a situação se complicou com a forte chuva que encharcou o gramado e obrigou a arbitragem a suspender a partida no intervalo.
Segunda etapa reiniciada após paralisação e domínio do Vasco
Após mais de uma hora de interrupção, o jogo recomeçou com o Vasco novamente dominante. Philippe Coutinho quase marcou logo no retorno, mas parou em Rochet. Aos 2 minutos, Rayan apareceu novamente e fez o terceiro após assistência de Gómez.
O quarto gol saiu aos 13 minutos, com Cauan Barros completando de cabeça após cobrança de escanteio. Nuno Moreira fechou a goleada em 5 a 1 em chute quase sem ângulo, que contou com falha do goleiro Rochet.
Crise colorada: Ramón Diaz é demitido e Abel Braga assume
A goleada acentuou a crise no Internacional. Apesar de o presidente Alessandro Barcellos ter indicado a continuidade do trabalho na coletiva pós-jogo, o clube anunciou, na manhã de sábado, a demissão de Ramón Diaz e de toda sua comissão técnica.
Foram desligados também:
Emiliano Diaz (auxiliar),
Osmar Ferreyra e Bruno Urribarri (assistentes),
Diego Pereira (preparador físico),
Juan Romanazzi (analista de desempenho).
Ramón Diaz deixa o clube após 13 jogos: 3 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.
Horas depois, o Inter confirmou Abel Braga para comandar o time nas duas últimas rodadas. Será a 8ª passagem do treinador pelo Colorado. Com 340 jogos pelo clube, Abel terá a missão de salvar a equipe do rebaixamento. Ele já iniciou os trabalhos no CT, neste domingo.
Próximos jogos
Internacional
São Paulo (F) – 03/12, 21h30 – Brasileirão
Bragantino (C) – 07/12, 16h – Brasileirão
Vasco
Red Bull Bragantino (C) – 03/12, 21h30 – Brasileirão
Cruzeiro (F) – 07/12, 16h – Brasileirão

