Karen Novochadlo
Laguna
As obras realizadas em 2007 na orla da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, geraram descontentamento. Uma parte do problema está relacionada com as lajotas colocadas em uma parte da avenida Colombo Salles. O vereador Cleosmar Fernandes (PR) entrou com uma ação na justiça contra o Iphan, um dos órgãos responsáveis pela obra.
A estrada, com o tempo, sofreu um afundamento na parte onde passam as rodas dos carros. Um trecho ficou alta. “Alguns carros batem parte da lataria e outros até perdem o escapamento quando passam por ali”, relata.
Na ação, que tramita na comarca de Laguna, Cleosmar pede que o órgão envie à câmara de vereadores o projeto, o edital, pedidos de readequação da obra. “Já protocolei vários pedidos para o Iphan, desde 2009, e nunca fui atendido”, explica o vereador.
De acordo com a chefe do escritório do Iphan em Laguna, arquiteta Ana Paula Cittdin, o pedido do vereador chegou na última semana. “Enviamos um pedido para a gerência em Florianópolis. Lá é que estão armazenados os documentos. Acredito que devam chegar na próxima semana. Os documentos são públicos e não queremos esconder nada de ninguém”, relata.
Depois de analisar o projeto, o vereador revela que deve entrar com uma outra ação contra a prefeitura, o Iphan e a empreiteira responsável pela obra. “A prefeitura deveria ter fiscalizado, e os outros não deveriam ter permitido que a rua ficasse daquela forma, é um descuido”, enfatiza. O custo da obra foi cerca de R$ 600 mil.