Cíntia Abreu
Tubarão
O consumo de bebida alcoólica, por muitos, não é considerado vício, por não se tratar de uma droga ilícita. O que poucas pessoas param para pensar é nas consequências desta substância, especialmente quando utilizada em excesso.
Com o objetivo de formar multiplicadores que possam difundir ações que previnam e combatam o uso de bebidas alcoólicas, no próximo dia 30, ocorre no Espaço Farol de Cinema, em Tubarão, o seminário do Dia Municipal de Combate ao Uso de Bebida Alcoólica. “Este evento é um cumprimento da Lei 30.7513, de julho de 2007, de minha autoria. Será um trabalho voluntário, de diversas entidades que trabalham com a recuperação de dependentes do álcool”, explica o vereador Maurício da Silva (PMDB).
Um dos assuntos abordados será a apresentação do diagnóstico comparativo de agosto de 2007, 2008 e 2009, sobre as ocorrências registradas relacionadas uso de bebidas alcoólicas. O capitão Vilson Schlickmann Sperfeld, do 5º Batalhão da Polícia Militar, ministrará sobre o efeito social do álcool, em vários âmbitos da vida. “Há uma pesquisa, onde motoristas afirmam o absurdo de que dirigem melhor embriagados”, exemplifica o capitão.
A bebida alcoólica é responsável pelo término de muitos casamentos e famílias. “Maridos agridem esposas e filhos em decorrência do uso exagerado da bebida. Na palestra, iremos abordar os conflitos familiares, acidentes de trânsito e a atração por outras drogas por causa do álcool”, adianta Vilson.
4.727 ocorrências foram registradas pela Delegacia da Mulher de TB em três anos.
344 são com relação ao uso de bebida alcoólica, ou seja, 7% do total.
Programação
8h30min – Formação da mesa
8h45min – Apresentação de diagnóstico
Comparativo entre agosto de 2007, agosto de 2008 e agosto de 2009, sobre ocorrências originadas pelo uso de bebidas alcoólicas (Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Emergência do Hospital, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu, Delegacia da Mulher, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, etc.).
9 horas – Palestra
Efeito social do álcool (conflitos familiares, acidentes com veículos automotores, no mercado de trabalho, atração para outras drogas, etc.). Prevenção e Tratamento.
• Palestrante: Vilson Schlickmann Sperfeld – do 5º BPM.
10 horas – Palestra
Efeitos do álcool no organismo e no cérebro, principalmente dos jovens.
Palestrante: Dr. Bráulio Tercius Escobar Médico Psiquiatra.
11 horas – Discussão e aprovação de moção ou medida judicial contra as agências de propaganda que incentivam, através dos meios de comunicação, a ingestão de bebidas alcoólicas. Ex: Jogador de futebol fazendo propaganda deste produto.
Palestrante: major Carlos Moisés da Silva – comandante do 8º Batalhão de Bombeiros.
11h15min – Discussão sobre a contribuição dos veículos de comunicação que atuam na cidade, entrevistando autoridades ou divulgando matérias que alertem a população quanto aos malefícios da bebida alcoólica.
Responsável: Paulo Garcia – radialista.
11h30min – Encaminhamentos das oficinas que ocorrerão no dia 30 de outubro de 2009.
11h45min – Encerramento.

