Início Geral Vindima Goethe 2026 celebra primeira safra com Denominação de Origem no Sul...

Vindima Goethe 2026 celebra primeira safra com Denominação de Origem no Sul de SC

FOTOS ProGoethe Divulgação Notisul

⏱️ Tempo de leitura: 5 minutos

Falta apenas uma semana para o início da XVIII Vindima Goethe, que será realizada de 8 a 26 de janeiro de 2026, nos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina. O evento celebra a colheita da uva Goethe, símbolo da região, valoriza a herança dos imigrantes italianos e entra para a história ao marcar a primeira safra de vinhos Goethe com Denominação de Origem (DO).

A edição de 2026 será marcada pelo reconhecimento oficial da Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que atesta procedência, tipicidade e qualidade, fortalecendo o vínculo entre o vinho, o território e o saber-fazer transmitido por gerações de famílias produtoras. A conquista posiciona a região como um dos principais polos de enoturismo do Sul do Brasil e consolida Santa Catarina no mapa das regiões vitivinícolas de excelência.Vindima Goethe 2026

Reconhecimento histórico para a vitivinicultura regional

Para o vice-presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe), Daniel Bianco, a Vindima 2026 simboliza um momento histórico para a região.

“A Denominação de Origem reconhece décadas de trabalho, dedicação e identidade cultural. A Vindima Goethe é uma celebração coletiva que envolve produtores, comunidade e visitantes, e agora ganha ainda mais relevância ao apresentar ao público os primeiros vinhos Goethe com DO”, destaca.

Durante os 19 dias de programação, moradores e visitantes poderão vivenciar experiências como pisa das uvas, degustações harmonizadas, visitas às vinícolas, além de eventos culturais, religiosos e gastronômicos que aproximam o público da história e da identidade dos Vales da Uva Goethe.

Experiências nas vinícolas associadas

A XVIII Vindima Goethe é realizada pela Progoethe, que completou 20 anos de atuação em 2025. A programação enaltece a cultura e as tradições italianas refletidas na singularidade dos vinhos elaborados a partir da uva Goethe, agora com Denominação de Origem.

Entre as experiências oferecidas estão colheita e pisa das uvas, tombo da polenta, pintura de taça, noite de pizza, sunsets, exposições e ampla oferta gastronômica. Participam da programação as sete vinícolas associadas:

  • Vinícola Damian, Vigna Mazon, Vinícola Trevisol e Vinícola De Nonni, em Urussanga

  • Vinícola Bianco, em Orleans

  • Vinícola Borgo, em Nova Veneza

  • Vinícola Quarezemin, em Içara

A programação completa está disponível no site oficial do evento: vindimagoethe.com.br.

Programação cultural e comunitária

A Vindima também reforça seu caráter simbólico e comunitário. No dia 22 de janeiro, às 18h30, será celebrada a Missa para abençoar as mãos que colhem, na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Em seguida, ocorre a Vindima per Tutti, no Salão Paroquial.

Outro destaque é a Vindima do Parque – Safra 2026, marcada para o dia 17 de janeiro, no Parque Municipal de Urussanga, no Centro da cidade. A programação inicia às 9h, com a colheita simbólica do parreiral de uva Goethe, aberta ao público.

Ao meio-dia, será realizado almoço por adesão na sede do Rotary Club de Urussanga. A Vindima do Parque é uma realização da Prefeitura de Urussanga, Rotary Club de Urussanga e Epagri.

Um território único no mundo

Os Vales da Uva Goethe reúnem oito municípios fortemente marcados pela cultura italiana, com destaque para Pedras Grandes, onde a Colônia Azambuja se consolidou como polo de colonização vêneto-italiana a partir da década de 1870.

A região é a única no mundo a produzir vinhos com a uva Goethe sob Indicação Geográfica e, desde junho de 2025, ostenta a Denominação de Origem — a primeira de vinhos em Santa Catarina.

Sair da versão mobile