A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão realiza, nesta segunda-feira (19), o monitoramento contínuo das chuvas que atingem o município. Nas últimas 24 horas, o volume acumulado já ultrapassou os 70 milímetros em diferentes pontos da cidade, além de provocar elevação no nível do Rio Tubarão.
Os maiores volumes foram registrados nas estações de monitoramento instaladas em áreas estratégicas. No Cemitério Horto dos Ipês, a precipitação chegou a 62,4 milímetros. Já na região da Ponte Paulo Osny May, o acumulado alcançou 78,2 milímetros no mesmo período.
Nível do Rio Tubarão apresenta elevação
Além do grande volume de chuva, a Defesa Civil também acompanha a situação do Rio Tubarão. Na Ponte Paulo Osny May, o nível do rio subiu cerca de 40 centímetros nas últimas 24 horas, conforme dados das estações de monitoramento.
As informações são coletadas por equipamentos instalados no município. A medição de chuva é feita pela estação do Cemitério Horto dos Ipês, enquanto os dados sobre nível do rio e volume de precipitação são fornecidos pelas estações mantidas pela AGR e repassados à Prefeitura por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Defesa Civil alerta para riscos com vento e temporais
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, reforça o alerta à população diante das condições climáticas adversas.
“Além do acúmulo de chuvas, Tubarão está em área de alerta laranja para ventos intensos. É fundamental que a população evite atravessar áreas alagadas, mantenha distância de postes, árvores e fiações elétricas e busque abrigo seguro durante rajadas de vento e tempestades com raios”, orienta.
Atendimento de ocorrências
As equipes da Defesa Civil seguem de prontidão para atender possíveis ocorrências relacionadas às chuvas e aos ventos. Em situações de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 199.

