FOTO PMSC Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
Os casos de celulares furtados no Carnaval 2026 resultaram na recuperação de 98 aparelhos na Grande Florianópolis e Litoral Sul, segundo informações das forças de segurança. As ocorrências foram registradas durante os dias de folia em cidades como Florianópolis, São José e Palhoça, com prisões e apreensões realizadas pela Polícia Militar e Guarda Municipal.
Entre as vítimas estão foliões que participavam de blocos tradicionais, como o Bloco da Pracinha, em Laguna, onde houve registro de furtos em meio à multidão.
Operações em três cidades
As ações policiais ocorreram em diferentes pontos da Grande Florianópolis.
No bairro Jardim Eldorado, em Palhoça, a Polícia Militar abordou um veículo com três ocupantes. Dentro do carro, foram encontrados 31 celulares, nove chips de telefonia e materiais utilizados para dificultar o rastreamento dos aparelhos.
Já no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) prendeu quatro suspeitos vindos de Porto Alegre. Segundo a polícia, o grupo estaria atuando durante a folia para furtar celulares. Na ação, foram recuperados 16 aparelhos e um fone de ouvido Bluetooth.
No Morro do Avaí, em São José, um suspeito foi preso e 29 celulares foram apreendidos. Em outra ocorrência na mesma cidade, mais 12 aparelhos foram recuperados.
No Centro de Florianópolis, a Guarda Municipal atendeu uma denúncia de furto durante a madrugada. Duas mulheres foram abordadas e encaminhadas à 5ª Delegacia de Polícia. Com elas, foram encontrados 10 celulares sem origem comprovada.
Tecnologia ajudou na localização
Em um dos casos, registrado durante o Bloco da Pracinha, em Laguna, vítimas relataram que conseguiram localizar o endereço onde o aparelho estava por meio de um dispositivo de rastreamento integrado ao relógio inteligente.
A informação foi repassada à polícia, que deu continuidade às diligências. Segundo relatos, a rápida atuação contribuiu para a apreensão de parte dos aparelhos recuperados nas operações.
A orientação das autoridades é que vítimas de furto registrem boletim de ocorrência e, caso tenham acesso a ferramentas de localização, repassem as informações às forças de segurança.
Orientação para vítimas
Além dos celulares já devolvidos, há aparelhos recuperados que permanecem nas delegacias da região, incluindo unidades em São José e Palhoça.
Quem teve o celular furtado durante o Carnaval 2026 pode procurar as delegacias dessas cidades para verificar se o aparelho está entre os recuperados. É necessário apresentar documento pessoal e, se possível, número do IMEI ou nota fiscal do aparelho para comprovação de propriedade.
A recomendação da Polícia Militar é redobrar a atenção em eventos com grande concentração de público, manter o celular em locais seguros e evitar exposição excessiva do aparelho durante a folia.
