Zahyra Mattar
Tubarão
A estrada de 4,833 quilômetros que ligará o aeroporto até a BR-101 deverá ser licitada em aproximadamente 15 dias. “Nossa estimativa é que esta parte da obra leve cerca de um ano para ficar pronta”, antecipa o diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho.
O acesso contempla as vias internas de serviço do aeroporto e o pátio de estacionamento. No trajeto, ainda serão feitos um viaduto sobre os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e uma ponte sobre o Rio Jaguaruna. Os recursos para a obra, R$ 16 milhões, foram garantidos ainda no ano passado, por meio da senadora Ideli Salvatti (PT). O dinheiro, inclusive, já foi transferido para o estado.
Quanto aos prédios em construção, a previsão de Dilney é que em meados de maio os terminais de passageiro e o dos bombeiros estejam concluídos. Também em maio, o estado deverá abrir a concorrência pública para a aquisição dos equipamentos necessários ao funcionamento do empreendimento. A verba é do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).
O investimento do estado na segunda fase da obra do aeroporto é de R$ 6 milhões e compreende a construção do terminal de passageiros, redes elétrica e hidrossanitária, climatização, subestação de energia com capacidade para 300 KVA, estação de tratamento de esgoto e de água, unidade do Corpo de Bombeiros, telecomunicação de telefonia e cabeamento estruturado, proteção contra descargas atmosféricas, paisagismo e torre de controle de tráfego aéreo.

