Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, enalteceu o brasileiro João Fonseca antes do duelo amistoso marcado para 8 de dezembro, em Miami. Os dois tenistas irão se enfrentar pela primeira vez no loanDepot Park, estádio do Miami Marlins, que comporta mais de 37 mil pessoas.
Espanhol destaca potência e “direita bestial” de Fonseca
Em entrevista online, Alcaraz fez questão de ressaltar as qualidades do jovem brasileiro de 19 anos, que encerrou seu primeiro ano completo na elite na 24ª posição da ATP.
— Eu acho que o João é um jogador especial e incrível. Ele tem um saque muito, muito bom. O João tem uma direita bestial também. Se eu tenho que colocar algo para melhorar, é a mobilidade, mas isso virá com o tempo. Para mim, ele é um jogador especial — afirmou o espanhol.
Fonseca fecha ano no top 30 e vira aposta para 2026
Para Alcaraz, terminar o ano entre os 30 melhores já torna Fonseca “digno de admiração”.
— No final, é o primeiro ano que ele chega ao circuito e já acaba no top 30. É algo de admirar — completou.
O espanhol vê potencial para o brasileiro atingir posições ainda mais elevadas no ranking nos próximos anos.
— A pergunta é se ele conseguirá chegar no top 10 ou até no top 3. Ele tem muitas coisas importantes pela frente. Vamos ver como lida com a pressão — analisou.
Recuperação para amistosos e foco no Australian Open
Alcaraz anunciou que não disputará a fase final da Copa Davis por conta de um edema na parte posterior da coxa direita. Mesmo assim, garantiu que já iniciou o processo de recuperação para os amistosos contra Fonseca, em Miami, e contra Frances Tiafoe, em Nova York.
— A energia em Miami é incrível. Vai ser um dia muito divertido, estou ansioso — comentou.
Além dos compromissos amistosos, o número 1 do mundo está focado em uma meta: conquistar o Australian Open pela primeira vez.
— Estou muito ansioso para vencer o Australian Open um dia. Quero completar os quatro Slams e me tornar o mais jovem a conseguir isso — disse.
Atualmente, o recorde pertence a Rafael Nadal, que completou o “Career Grand Slam” com 24 anos e 101 dias. Alcaraz, com 22 anos, ainda tem margem para alcançar o feito.

