Neste último final de semana dia 08/06/2025, o jovem triatleta catarinense de apenas 15 anos Alejandro Juanuk escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória internacional ao conquistar a medalha de prata no Pan-Americano de Triathlon, realizado na Colômbia, cidade de Calima. A competição, disputada sob temperaturas desafiadoras e em altitudes elevadas, reuniu 45 dos principais nomes do continente na categoria Youth.
Após um intenso período de preparação de 30 dias em Rio Negro, Medellín, a 2.400 metros de altitude, Alejandro chegou confiante para a prova, que aconteceu sob uma temperatura de água de 22ºC e clima quente e seco, típicos da região. Durante o período de adaptação, porém, o atleta enfrentou um contratempo: na terça-feira anterior à competição, sofreu um pequeno acidente na bicicleta, resultando em escoriações nas costas e pernas, além de danos na sua bicicleta.
Mesmo diante dessas adversidades, Alejandro demonstrou resiliência e força mental. Saiu da água em 12º lugar, e ainda durante o ciclismo conseguiu imprimir um forte ritmo de recuperação, ganhando sete posições e saindo para a corrida já entre os cinco primeiros colocados. Mostrando equilíbrio, técnica e estratégia, Alejandro assumiu a segunda posição ainda nos primeiros quilômetros de corrida e manteve o ritmo até cruzar a linha de chegada onde disputou num épico sprint final, consagrando-se vice-campeão pan-americano.

“Claro que a prova foi difícil, mas se eu tiver que atribuir essa conquista a algo, foi ao sacrifício dos 45 dias longe de casa. Foram treinos exaustivos, altitude, dores de cabeça e muita saudade da minha família. O processo é duro, mas eu nunca achei — e nem pensei — que seria fácil. Tudo aquilo que é desejado precisa ser trabalhado. Querer não garante o poder, mas trabalhar, se dedicar e acreditar nos aproxima da conquista”, comentou Alejandro emocionado após a prova.

Alejandro fez questão de destacar a importância do suporte que recebe durante sua jornada: “Sem o apoio da minha família nada disso seria possível. Aos meus avós, que sem eles sequer poderia estar aqui; à minha mãe, que esteve ao meu lado nestes dias desafiadores; e ao meu pai, que nunca deixa de acordar primeiro e dormir por último para garantir meu conforto e saúde. E claro, aos meus patrocinadores, que tornam tudo isso viável e me dão força para continuar perseguindo meus sonhos”.
O atleta ainda agradeceu seus patrocinadores que o acompanham nessa caminhada de alto rendimento: Mormaii, Grupo Koch, Komprão, FA Colchões, Lojas Unilar, Score Media, Bike Irada, Free Force, Cia da Saúde, Prefeitura de Garopaba e todos os profissionais e treinadores que integram sua equipe multidisciplinar.
A medalha de prata na Colômbia reafirma a ascensão de Alejandro Juanuk no cenário internacional e o projeta como uma das grandes promessas do triathlon brasileiro nos próximos anos.