quinta-feira, 12 fevereiro , 2026

Aluno entra armado e atira contra colegas de classe, em escola estadual de Medianeira

Um adolescente, de 15 anos, entrou armado e atirou contra colegas de classe do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no oeste do Paraná, a 60 km de Foz do Iguaçu. O ataque foi registrado por volta das 9h desta sexta-feira (28).

Segundo a polícia, dois alunos ficaram feridos, um deles, de 15 anos, gravemente, com um tiro nas costas, próximo à coluna vertebral. Ele foi transferido para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.

O outro, de 18 anos, foi atingido de raspão em uma das pernas. Ele foi encaminhado ao hospital, recebeu um curativo e liberado.

O suspeito e outro adolescente, também de 15 anos e que supostamente dava cobertura ao atirador, foram apreendidos e levados para a delegacia.

À polícia, o estudante, que é filho de agricultores, disse que vinha sofrendo bullying, que tinha ao menos cinco alvos e que saiu de casa decidido a praticar o ataque. Com os dois foram apreendidos um revólver calibre 22, munição e uma faca.

De acordo com a polícia, uma carta com pedido de desculpas foi encontrada no material escolar do suspeito, além de recortes com notícias de ataques em escolas dos Estados Unidos e do Brasil.

“É considerado uma espécie de atentado. Os alunos eram vítimas de bullying. Um veio com bomba e o outro com uma arma. A bomba foi explodida no pátio do colégio. Na carta encontrada na mochila de um dos alunos ele se justifica sobre o que aconteceu. Ele se sentia menosprezado e humilhado”, comentou o delegado Denis Merino.

A carta será periciada e a letra comparada com a dos alunos apreendidos. Na casa do atirador, policiais encontraram mais armas, facas e bombas caseiras.

Os pais dos dois adolescentes também foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos. “Vamos apurar qual a origem das armas. Constatadas as origens, se confirmadas serem dos pais, eles também deverão ser responsabilizados”, completou o delegado. 

Os menores devem responder por dupla tentativa de homicídio. Por conta do ataque, as aulas no Colégio Estadual João Manoel Mondrone foram suspensas à tarde.

Momentos de tensão

O diretor do colégio, Darlan Chiamulera, considerou o ataque um “episódio lamentável” e disse que toda a comunidade escolar está abalada. Ele afirmou que o adolescente, que cursa o 1º ano do ensino médio é um excelente aluno e que não havia chegado à direção informações de que vinha sofrendo bullying.

Chiamulera descreveu os momentos de tensão vividos pelos alunos e professores. “Era o momento da segunda aula, eu conversava com um dos meninos na direção, e naquilo a gente escutou alguns barulhos mais fortes, de explosão, e estampido, e o pessoal correndo falando que havia sido tiros. Corri em direção à sala. Encontrei um dos meninos feridos, que estava sendo socorrido pela professora”, comentou.

Enquanto ia para a sala onde ocorreu o ataque, ele disse ter se deparado com o atirador. “Quando ele me viu, eu falei: ‘Paulo, o que está acontecendo?’. Aí ele decidiu retornar. Ele estava com a arma na mão. Estava vindo na direção, não sei o que ele estava pensando”, contou.

O diretor disse ainda que tentou acalmar o estudante. “Fui conversando para tentar colocar ele num lugar que ele não colocasse mais ninguém em risco, porque ele já tinha atingido dois alunos. É uma situação que a gente não sabe como reagir. Eu só pedi para os alunos ficarem dentro da sala para não ter mais nenhum ferido”, lembrou.

Continue lendo

Governo propõe criar novo feriado em Santa Catarina e gera reação de empresários

O governo de Santa Catarina enviou à Assembleia Legislativa (Alesc) um projeto de lei que propõe a criação de um novo feriado em Santa...

Porto de Imbituba é destaque nacional em gestão ambiental e conquista 3º lugar

O Porto de Imbituba em gestão ambiental conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), divulgado pela Agência Nacional...

Procon fiscaliza postos de Tubarão e atesta regularidade nos combustíveis

A fiscalização do Procon em Tubarão realizada na manhã desta quinta-feira (12) confirmou a regularidade na qualidade e na quantidade dos combustíveis comercializados em...

Pelo Estado – Carlos Bolsonaro procura apoio de João Rodrigues

Todo dia uma notícia diferente surge na disputa entre a direita e a direita catarinense. Quem mandou o recado, desta vez (novamente), foi Carlos...

Série Spider Noir com Nicolas Cage ganha trailers e data de estreia

A série Spider Noir, estrelada por Nicolas Cage, ganhou trailers, pôsteres e data oficial de estreia. A produção chega em 27 de maio, com...

Bloko Rosa e Skentaí reforçam esquema de segurança com 16 câmeras e monitoramento em tempo real

Os blocos Bloko Rosa e Skentaí anunciaram o reforço no esquema de segurança para o Carnaval na Arena do Porto, em Laguna. As duas...

Imbituba terá bloqueios no Carnazimba 2026 em seis pontos da cidade

IMAGEM PMI Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização iniciou na terça-feira (10) os bloqueios do Carnazimba 2026...

HNSC fecha 2025 com quase 240 mil atendimentos e recorde na emergência

Imagem HNSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos Após um ano de intensa atuação assistencial, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, inicia...