Priscila Alano
Tubarão
Além de amargar prejuízos com a quebra na produtividade da safra 2009/2010, as chuvas dos últimos dias vêm somar neste cenário. Em muitas propriedades, acumulou água nas canchas de arroz e, com o peso d’água, ocorre o acamamento das plantas. O preço para o consumidor final pode sofrer aumento com as perdas deste ano.
Segundo o gerente administrativo da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), Aclis Fortunato, tanto Santa Catarina quanto o Rio Grande Sul registram uma quebra na safra de aproximadamente 15%. E as chuvas dos últimos dias podem fazer com que o preço para o consumidor sofra reajustes. Atualmente, a saca de 50 quilos é comercializada a R$ 28,00; nos mercados, o preço do pacote de cinco quilos de arroz é vendido por aproximadamente R$ 6,50.
O agricultor José Bardini conta que 30 hectares de arroz ainda não foram colhidos e acredita que oito hectares “estão perdidos”. “Faz uma semana que a colheita está parada. Só quando baixar a água vou conseguir contabilizar os prejuízos”, desabafa.

