Início Geral Atendimentos devem ser suspensos

Atendimentos devem ser suspensos

Bombeiros Voluntários de Jaguaruna estão sem recursos para abastecer veículos de socorro. Prefeitura de Jaguaruna deve efetuar o repasse até amanhã

Lysiê Santos
Jaguaruna

As quatro ambulâncias e o caminhão de resgate dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna estão parados. O motivo? Falta de combustível. A entidade, que atende em Sangão, Treze de Maio e na Cidade das Praias o combate a incêndios, resgate a acidentes de trânsito, emergência pré-hospitalar, entre outros casos deve suspender os trabalhos a partir de hoje por falta de recursos para abastecer os veículos.

De acordo com o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Evaldo Duarte Espindola, a prefeitura da cidade-sede da corporação é a atual responsável pelo repasse estimado em R$ 4 mil, mais auxílio-combustível de aproximadamente R$ 3 mil. Até o momento, o valor não foi pago e a instituição não tem como dar continuidade às ações. “Estamos nos esforçando para atender a comunidade. Somos voluntários e não temos condições de manter as viaturas. Procuramos a prefeitura e até agora nada”, lamenta o presidente. Ele relata ainda que o déficit com combustível já está em R$ 5,6 mil, e no último dia 5, o convênio com o posto foi encerrado.

O comandante da instituição, bombeiro voluntário Ugo Leonardo Medeiros, relata que no mês passado foram mais de 180 ocorrências atendidas. A partir de agora, o serviço estará comprometido. “Infelizmente, ficaremos sem dar respaldo à comunidade. Atendemos de sete a dez ocorrências por dia, e sem combustível isso não será possível”, alerta.

Verba será repassada até amanhã, segundo o prefeito de Jaguaruna
No início do ano, o prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa (PMDB), explica que recebeu representantes da entidade (bombeiros voluntários) e se comprometeu em realizar o repasse de R$ 4 mil, mais ajuda de custo para o combustível de cerca de R$ 2 mil.

Ele afirma que chamou a atenção da entidade que a prefeitura está em Estado de Calamidade Pública em Âmbito Financeiro e efetuou o pagamento da metade do valor acordado. O restante deve ser repassado amanhã. “Os recebemos no início de 2017. Eles nos solicitaram aumento neste convênio. Explicamos a situação e esclarecemos que até março não temos como aumentar os valores. Porém, ficamos surpresos com a paralisação dos serviços, pois já fizemos o pagamento de 50% e a outra metade faremos até quarta-feira (amanhã)”, garante o prefeito.

Ele ainda alega que o valor de R$ 5,6 mil de combustível não confere com o relatório apresentado no último encontro com os representantes da instituição voluntária. “Eles nos apresentaram um gasto de aproximadamente R$ 2 mil, e foi essa quantia que nos programamos a pagar. Se a entidade paralisar o serviço, considero como uma atitude político-partidária”, dispara.

Sair da versão mobile