Priscila Alano
Tubarão
Os centros de formação de condutores, ou autoescolas – como são mais conhecidas – começam a se adequar à mais última nova regra do Código Brasileiro de Trânsito. Agora, é obrigatória a realização de aulas noturnas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Passará a vigorar em 60 dias e a carga horária mínima será fixada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para Luis Rodrigo de Queiroz Bremenkamp, proprietário de autoescola em Tubarão, esta alteração colabora com a formação dos novos condutores. “A alteração não irá onerar o valor para obtenção da habilitação”, afirma. Luis destaca que a sua autoescola já está com a estrutura apta à mudança.
Um questionamento que os proprietários fazem é com relação ao horário que será estipulado pelo Contram e o número de aulas necessárias. “Escurece a partir das 18 horas, mas tem o horário de verão, como vai ficar? E o número de aulas noturnas? Espero que venha somar com as 20 aulas práticas já necessárias”, questiona Luis.
Conforme Glênio Rosso Gonçalves, responsável pelo setor de habilitação na Ciretran em Tubarão, são emitidas por mês, em média, 350 habilitações provisórias (primeiras). A dona de casa Denilde Ricardo concorda com as alterações, pois quando fez sua CNH não teve aulas noturnas e não se habituou a dirigir neste período. “As aulas de instrução neste período vão orientar melhor os novos motoristas”, analisa.

