Segundo informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, o barco conseguiu retornar ao canal e atracou próximo ao trapiche do bote. Entretanto, a entrada de água pela popa provocou a inclinação lateral da embarcação, situação conhecida como adernamento.
Tripulante recebe atendimento após entrar na água
Durante a ocorrência, os bombeiros atenderam um dos oito tripulantes, de 38 anos, que havia pulado na água. O homem apresentava sinais de ansiedade e hipotermia, condição caracterizada pela redução da temperatura corporal, que pode ocorrer após exposição à água fria.
A vítima recebeu atendimento pré-hospitalar das equipes de socorro e, posteriormente, recusou encaminhamento ao hospital. O relatório inicial dos bombeiros não informou as condições dos demais tripulantes.
Bombeiros utilizam motobomba para retirar água
As equipes de Laguna deslocaram as viaturas ABTR-214 e ASU-376 para atender à ocorrência. Com a embarcação atracada e apresentando entrada de água pela popa, os bombeiros iniciaram o trabalho de esgotamento utilizando uma motobomba.
O procedimento busca reduzir a quantidade de água acumulada no interior do barco e evitar o agravamento da inclinação.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna também esteve presente, acompanhando a situação. Até a última atualização encaminhada pelo Corpo de Bombeiros, a ocorrência permanecia em andamento.
Segurança da navegação exige atenção no canal da barra
A região dos Molhes da Barra, em Laguna, é utilizada por embarcações pesqueiras e outras embarcações que fazem a ligação entre o canal e o Oceano Atlântico.
A navegação em áreas próximas a estruturas de pedra exige atenção às condições do mar, correntes, profundidade e posicionamento da embarcação.
A Marinha do Brasil, por meio de suas organizações regionais, atua na segurança do tráfego aquaviário e na apuração de acidentes e fatos da navegação.
As circunstâncias da possível colisão e a extensão dos danos ao barco ainda dependem de esclarecimento pelas autoridades competentes.

