IMAGEM Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Barra de Ibiraquera voltou a ser classificada como própria para banho, conforme os resultados do Programa de Balneabilidade divulgados na quarta-feira (21). O monitoramento é realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável pela coleta e análise da qualidade da água no litoral catarinense.
O ponto está localizado no município de Imbituba e é um dos mais frequentados por moradores e turistas durante a temporada de verão.
Melhora em relação ao último boletim
De acordo com o relatório anterior, datado de 16 de janeiro, o ponto de coleta próximo à foz da Lagoa de Ibiraquera apresentava condições inadequadas para recreação, dentro dos parâmetros definidos pelos órgãos ambientais. Já o resultado divulgado nesta quarta-feira indica melhora na qualidade da água, revertendo a condição anterior de impropriedade.
Além da Barra de Ibiraquera, outros pontos monitorados em Imbituba também apresentaram avaliação positiva, reforçando o cenário favorável para o banho de mar e atividades recreativas.
Pontos monitorados e situação atual
Confira a situação dos pontos avaliados pelo IMA em Imbituba:
Lagoa de Ibiraquera (Ponto 02) – Próximo à foz da lagoa: Próprio
Praia da Ribanceira (Ponto 04) – Rua João Martins, em frente ao posto de salva-vidas: Próprio
Praia da Vila Nova (Ponto 06) – Rua Francisco Moreira Alves: Próprio
Praia da Vila Nova (Ponto 07) – Rua Hans de Schmidt: Próprio
Praia de Ibiraquera (Ponto 03) – 100 metros ao sul da foz da lagoa: Próprio
Praia do Porto (Ponto 05) – Próximo ao navio encalhado: Próprio
Praia do Porto (Ponto 08) – Esquerda do molhe central: Próprio
Monitoramento é semanal
O Programa de Balneabilidade do IMA realiza análises bacteriológicas semanais, que verificam a presença de micro-organismos indicadores de contaminação na água. A orientação é que a população acompanhe os boletins atualizados, especialmente após períodos de chuva, quando a qualidade da água pode sofrer alterações.

