Início Esportes Bombeiros comunitários evitam tragédia no esporte amador

Bombeiros comunitários evitam tragédia no esporte amador

Gravatal

Uma ação rápida pode ter salvado uma vida na noite de terça-feira, no Ginásio Valentim A. Kindermann, em Grataval. O atleta Riquelme teve um ataque epilético dentro de quadra, durante o jogo entre Contabilidade Esmeraldino e Danceteria Arco-Íris, pelo Campeonato InterEmpresas, mas foi socorrido por dois bombeiros comunitários que estavam no local.

O primeiro que chegou foi Gustavo Boing, que já estava em quadra, jogando pelo time adversário. Ele iniciou os primeiros socorros quando Thyna Venâncio, que estava na torcida, correu para prestar apoio. 

“Sempre vou para ver os jogos com uma turma. E eu estava assistindo o jogo, quando o jogador cai no chão e já cai desmaiado. E nisso, dentro da quadra, estava o outro bombeiro comunitário, o Gustavo. Imobilizam-nos a cabeça. Vimos que deu um ataque epilético. Ele já tinha o histórico. Fiz a primeira avaliação. O Gustavo ficou segurando a cervical e fizemos os primeiros procedimentos”, explica Thyna.

Uma semana antes, a bombeira comunitária já havia prestado outro apoio, desta vez, na categoria feminina. 

“A gente sempre gosta de prestigiar o jogo das meninas. E uma menina caiu com a cabeça no chão e machucou a coluna. E pude ajudar nos primeiros socorros”, conta.

Thyna atua como bombeira comunitária há dois anos, quando realizou o curso em Armazém. 

“Era uma coisa que eu sempre tive vontade de fazer. Uma profissão muito bonita”, revela.

Parceria com a comunidade

O diretor da CME de Gravatal, Zezé Vieira, agradeceu ao apoio da comunidade, que sempre auxilia nos eventos. 

“Ela (Thyna) assiste os jogos, e quando acontece uma situação, ela é a primeira a chegar na quadra. E o pessoal dos Bombeiros e do Samu, sempre que solicitamos, eles estão ali. Mas esse apoio está sendo muito importante para realizarmos os eventos do esporte amador. A gente é muito agradecido. A população apoia. Cada um ajuda como pode”, afirma.

O atleta foi estabilizado, e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros de Armazém, para o hospital Santo Antônio de Armazém, onde foi medicado e liberado em seguida.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile