Os 4.150 metros de altitude de El Alto pesaram e o Brasil foi derrotado por 1 a 0 pela Bolívia, nesta terça-feira (9), pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Apesar do revés, a seleção brasileira encerrou a competição em 5º lugar, com 28 pontos, e garantiu vaga direta para o Mundial.
Pênalti definiu a partida
O Brasil, comandado por Carlo Ancelotti, optou por uma postura defensiva no primeiro tempo, diante da Bolívia que ainda sonhava com vaga na repescagem. Porém, a estratégia falhou aos 46 minutos, quando Bruno Guimarães cometeu falta em Roberto dentro da área.
Após revisão no VAR, o árbitro confirmou o pênalti. Miguelito cobrou com precisão e superou Alisson, marcando o único gol da partida.
Tentativa de reação no segundo tempo
Na etapa final, Ancelotti promoveu alterações, colocando jogadores descansados para tentar dar mais intensidade à equipe. Mesmo assim, a Bolívia conseguiu segurar o resultado e confirmar sua classificação para a repescagem.
Classificação final das Eliminatórias
Com o fim da 18ª rodada, a tabela ficou definida da seguinte forma:
Argentina – 38 pontos
Equador – 29 pontos
Colômbia – 28 pontos
Uruguai – 28 pontos
Brasil – 28 pontos
Paraguai – 28 pontos
Bolívia – 20 pontos (Repescagem)
Do 1º ao 6º colocado, todos garantiram classificação direta para a Copa do Mundo de 2026. A Bolívia, em 7º, disputará a repescagem.