sábado, 10 janeiro , 2026

Cadastro Imobiliário Brasileiro pode aumentar tributos e impactar mercado em SC

FOTO Divulgação Notisul

Previsto na reforma tributária, o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) deve unificar todos os registros de imóveis do país em uma única plataforma. A medida traz promessas de mais transparência, mas também acende alertas sobre seus efeitos fiscais, especialmente em cidades catarinenses.

A iniciativa, segundo o governo federal, busca simplificar processos, combater fraudes e facilitar a gestão do patrimônio imobiliário nacional. O CIB reunirá dados de imóveis urbanos e rurais, públicos e privados, em um único sistema vinculado ao Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais).

Contudo, o advogado tributarista Maikon Rafael Matoso, sócio-fundador do escritório Matoso e Novaes, alerta que o impacto pode ser significativo em regiões com mercado imobiliário valorizado, como Balneário Camboriú e Itapema.

Cadastro Imobiliário Brasileiro promete mais transparência, mas pode elevar tributos em cidades como Balneário Camboriú e Itapema.
FOTO PMBC Divulgação Notisul

“As normativas são muito boas quando pensamos na padronização do cadastro. O CIB funcionará como um ‘documento do imóvel’, integrando informações hoje dispersas em cartórios, prefeituras e órgãos federais”, explica Matoso.

Base de cálculo deve mudar a partir de 2027

O principal ponto de atenção está no efeito fiscal da nova base de dados. O cadastro permitirá maior fiscalização sobre tributos como o Imposto de Renda, ITR, IPTU, ITBI e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), considerado um dos pilares da reforma tributária.

“A alíquota não muda, mas a base de cálculo sim. O próprio CIB fará a atualização dos valores considerando o preço de mercado dos imóveis”, afirma Matoso.

Hoje, muitas prefeituras utilizam valores venais abaixo do real. Com o CIB, esses valores deverão se aproximar do preço de mercado. Isso significa que, em cidades com imóveis de alto padrão, como Balneário Camboriú, o IPTU e outros tributos poderão ter aumentos expressivos.

“As avaliações de venda e locação não poderão ser diferentes do que consta no CIB, o que prejudicará práticas de superavaliação e pode gerar aumento significativo da carga tributária”, completa o advogado.

Implantação será gradual

O CIB será gerado de forma automática por prefeituras, cartórios, o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O cidadão não precisará pagar nada nem fazer solicitação.

A inclusão dos códigos nos sistemas dos órgãos públicos deverá ser concluída até o final de 2026, começando por cartórios, capitais estaduais e o Distrito Federal.

O cadastro está atualmente em fase de estruturação, com grupo de trabalho instituído pela Portaria 561/2025 da Receita Federal. A regulamentação inicial foi publicada na Instrução Normativa 2.275/2025.

Continue lendo

Operação conjunta prende jovem por tráfico de cocaína em Laguna

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos Uma operação integrada da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Aeroporto de Florianópolis ganha novas rotas diretas de verão para a Argentina

FOTOS Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosO Aeroporto Internacional de Florianópolis passou a contar com novas rotas diretas de verão para a Argentina. A...

Turistas brasileiros impulsionam vendas de bares e restaurantes em SC no verão

FOTOS FREEPIK Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutosOs turistas brasileiros foram os principais responsáveis por impulsionar o movimento de bares e restaurantes em Santa...

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não cometeram...

Operação conjunta apreende 2,2 kg de cocaína em transportadora de Chapecó

FOTOS PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutosUma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de...

Portos de Santa Catarina crescem 4,78% e movimentam 65,7 milhões de toneladas em 2025

FOTOS Gustavo Rotta/PSFS Tempo de leitura: 4 minutosOs portos de Santa Catarina encerraram o ano de 2025 com mais um resultado positivo na movimentação de...

Prefeitura de Tubarão inicia mudança do Paço Municipal para novo Centro Administrativo

A Prefeitura de Tubarão confirmou, nesta sexta-feira (9), que dará início ao processo de mudança do Paço Municipal para um novo Centro Administrativo ao...

Defesa Civil alerta para risco de tempestade em Tubarão nesta sexta-feira

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil alerta para risco moderado de tempestade em Tubarão a partir da tarde e noite desta sexta-feira (9)....