sexta-feira, 20 fevereiro , 2026

Cadastro Imobiliário Brasileiro pode aumentar tributos e impactar mercado em SC

FOTO Divulgação Notisul

Previsto na reforma tributária, o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) deve unificar todos os registros de imóveis do país em uma única plataforma. A medida traz promessas de mais transparência, mas também acende alertas sobre seus efeitos fiscais, especialmente em cidades catarinenses.

A iniciativa, segundo o governo federal, busca simplificar processos, combater fraudes e facilitar a gestão do patrimônio imobiliário nacional. O CIB reunirá dados de imóveis urbanos e rurais, públicos e privados, em um único sistema vinculado ao Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais).

Contudo, o advogado tributarista Maikon Rafael Matoso, sócio-fundador do escritório Matoso e Novaes, alerta que o impacto pode ser significativo em regiões com mercado imobiliário valorizado, como Balneário Camboriú e Itapema.

Cadastro Imobiliário Brasileiro promete mais transparência, mas pode elevar tributos em cidades como Balneário Camboriú e Itapema.
FOTO PMBC Divulgação Notisul

“As normativas são muito boas quando pensamos na padronização do cadastro. O CIB funcionará como um ‘documento do imóvel’, integrando informações hoje dispersas em cartórios, prefeituras e órgãos federais”, explica Matoso.

Base de cálculo deve mudar a partir de 2027

O principal ponto de atenção está no efeito fiscal da nova base de dados. O cadastro permitirá maior fiscalização sobre tributos como o Imposto de Renda, ITR, IPTU, ITBI e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), considerado um dos pilares da reforma tributária.

“A alíquota não muda, mas a base de cálculo sim. O próprio CIB fará a atualização dos valores considerando o preço de mercado dos imóveis”, afirma Matoso.

Hoje, muitas prefeituras utilizam valores venais abaixo do real. Com o CIB, esses valores deverão se aproximar do preço de mercado. Isso significa que, em cidades com imóveis de alto padrão, como Balneário Camboriú, o IPTU e outros tributos poderão ter aumentos expressivos.

“As avaliações de venda e locação não poderão ser diferentes do que consta no CIB, o que prejudicará práticas de superavaliação e pode gerar aumento significativo da carga tributária”, completa o advogado.

Implantação será gradual

O CIB será gerado de forma automática por prefeituras, cartórios, o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O cidadão não precisará pagar nada nem fazer solicitação.

A inclusão dos códigos nos sistemas dos órgãos públicos deverá ser concluída até o final de 2026, começando por cartórios, capitais estaduais e o Distrito Federal.

O cadastro está atualmente em fase de estruturação, com grupo de trabalho instituído pela Portaria 561/2025 da Receita Federal. A regulamentação inicial foi publicada na Instrução Normativa 2.275/2025.

Continue lendo

Diamante realiza manutenção em caminhão dos Bombeiros de Capivari de Baixo

IMAGEM CBMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Capivari de Baixo, buscou apoio técnico...

Praia Grande realiza Expocanyon & Festival de Balonismo 2026 com show nacional

IMAGEM PMPG Divulgação Notisul Tempo de leitura: 5 minutos A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove entre os dias 13...

Carnaval de Laguna 2026 reúne 250 mil pessoas e movimenta R$ 50 milhões

FOTO  Eduardo Delgado Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos O Carnaval de Laguna 2026 consolidou o município como uma das principais referências da folia no...

Pelo Estado – MDB promove encontros pelo Estado para recalcular a rota 

 Após romper com Jorginho Mello (PL), o MDB agora segue, em caravana, pelos principais municípios catarinenses para consultar seus filiados sobre os próximos passos...

Investigação apura acidente na BR-101 em Itajaí

A investigação do acidente na BR-101 em Itajaí que terminou com três mortes está em andamento e deve esclarecer as circunstâncias do engavetamento registrado...

O que pode e não pode na Quaresma? Veja recomendações da Igreja Católica

A Quaresma é um dos períodos mais importantes do calendário da Igreja Católica. O tempo litúrgico começa na Quarta-feira de Cinzas e dura 40...

98 celulares furtados no Carnaval 2026 são recuperados em operações em SC

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos Os casos de celulares furtados no Carnaval 2026 resultaram na recuperação de 98 aparelhos na Grande Florianópolis...

Operação integrada prende dois suspeitos de organização criminosa no Papaquara

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), e a Polícia Militar,...