quarta-feira, 11 fevereiro , 2026

Câmara aprova projetos e define comissões em Capivari de Baixo

FOTO Divulgação Notisul

Tempo de leitura: 6 minutos

A sessão da Câmara de Capivari de Baixo realizada na noite de segunda-feira (9) foi marcada por votações em regime de urgência, debates sobre comissões permanentes e mudanças tecnológicas no plenário. Todos os vereadores estiveram presentes. A reunião começou às 19h10 e terminou à 0h45.

Entre os principais destaques da sessão Câmara Capivari de Baixo estão a aprovação de três projetos, a nova composição das comissões permanentes e a alteração na Mesa Diretora.

sessão Câmara Capivari de Baixo
FOTOS e Montagem Jesse Antunes Torres Divulgação Notisul

Projetos aprovados em regime de urgência

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 2/2026, de autoria do Poder Executivo, que institui um regime jurídico para as organizações sociais (OSs) no município. As OSs são entidades privadas sem fins lucrativos que firmam contratos de gestão com o Poder Público para administrar serviços.

A matéria foi incluída na ordem do dia após requerimento de urgência (Requerimento 19/2026), apresentado pelo vereador Pedro Camilo (PP). Parlamentares da oposição tentaram adiar a votação. O vereador Fernando Juninho (PSDB) apresentou uma emenda verbal em plenário, mas a proposta foi rejeitada pela maioria, que manteve o texto original.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, do Executivo, que altera, inclui e retifica inconsistências na Lei Complementar nº 1.440/2012, responsável pelo plano de cargos, carreiras e vencimentos do Poder Executivo, autarquias e fundações. A tramitação em regime de urgência foi solicitada pelo Requerimento 18/2026, também de Pedro Camilo.

Outro item aprovado foi o Projeto de Resolução nº 2/2026, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza o pagamento via Pix para quitação de débitos da Casa Legislativa. O pedido de urgência foi feito pelo presidente Josuel Silva Machado (Requerimento 21/2026).

Mudanças no plenário e votação digital

Uma novidade nesta legislatura é o uso de laptops da marca Positivo para votação em plenário, substituindo os tablets utilizados anteriormente.

Além disso, os vereadores passaram a assinar seus trabalhos legislativos de forma digital, por meio do sistema interno da Câmara.

Comissões permanentes geram debate

A definição das comissões permanentes foi um dos momentos mais longos da sessão Câmara Capivari de Baixo. A discussão durou mais de uma hora e meia e levou à suspensão temporária dos trabalhos devido a divergências entre os parlamentares.

Com a reforma do Regimento Interno realizada em 2025, o número de comissões passou de duas para quatro, enquanto o número de membros em cada colegiado foi reduzido de cinco para três.

As comissões ficaram assim compostas:

  • Comissão de Constituição, Justiça, Legislação e Redação Final: Pedro Camilo (PP), Felipe Alves (PL) e Simone Lino (Agir). Suplente: Herivelton “China” (PSD).

  • Comissão de Orçamento e Finanças: Cariny Figueiredo (Republicanos), Felipe Alves (PL) e Fernando Juninho (PSDB). Suplente: Heloisa Cardoso (MDB).

  • Comissão de Assuntos Relacionados à Ordem Econômica e Social: Aurimar da Silva (Republicanos), Pedro Camilo (PP) e Fernando Juninho (PSDB). Suplente: Ezequiel “Zico” (PSDB).

  • Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Felipe Alves (PL), Marcelo Muraro (Agir) e Aurimar da Silva (Republicanos). Suplente: Heloisa Cardoso (MDB).

Alteração na Mesa Diretora

Por meio de correspondência, o vereador Pedro Camilo renunciou ao cargo de primeiro-secretário, função que exerceu durante o ano passado.

Com a mudança, Herivelton “China” passou de segundo a primeiro-secretário. Nenhum parlamentar se candidatou ao cargo de segundo-secretário. O vereador Ezequiel “Zico” assumiu a função temporariamente.

Requerimentos e moções aprovados

Durante a sessão Câmara Capivari de Baixo, foram aprovados 15 requerimentos com pedidos de informações e melhorias em áreas como saúde, iluminação pública, educação, regularização fundiária e infraestrutura urbana.

Entre os temas estão a possibilidade de instalação de uma unidade do Hemosc no município, informações sobre contratos e dispensas de licitação, manutenção de vias públicas e solicitação de projeto de Refis.

Também foram aprovadas duas moções de aplausos:

  • Moção nº 1/2026, ao Padre Carlos Henrique.

  • Moção nº 2/2026, ao Padre Paulo.

Projetos e indicações apresentados

Foram apresentados ainda o Projeto de Lei nº 78/2025, que declara de utilidade pública municipal a Associação de Pais e Amigos do Centro de Futebol “Zuco”, e o Projeto de Resolução nº 1/2026, que institui o programa Vereador Mirim em Capivari de Baixo.

Além disso, vereadores protocolaram indicações solicitando reparos em vias, limpeza de terrenos, manutenção de cercas e melhorias na drenagem urbana.

A sessão Câmara Capivari de Baixo encerrou após quase seis horas de debates e votações, marcando a segunda reunião ordinária do ano legislativo de 2026.

Continue lendo

MINHA PRIMEIRA COLUNA 2026

Nova história, novas páginas, novos planos, novo ciclo. É um recomeço, mas com a mesma pegada da seriedade e credibilidade naquilo que sempre nos...

Horóscopo do dia 11/02: Lua Minguante em Sagitário

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 4 minutos O horóscopo 11 de fevereiro de 2026 é marcado pela influência da Lua Minguante em Sagitário, com cerca de...

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência destaca conquistas e desafios

IMAGEM GERAÇÃO IA Gemini Notisul Tempo de leitura: 5 minutos O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, reforça a...

Impasse sobre horários do curso noturno de Odontologia da Univinte vira caso de Justiça em Capivari de Baixo

Um impasse envolvendo a organização dos horários do curso de Odontologia ofertado no período noturno pela Fucap/Univinte, em Capivari de Baixo, passou da esfera...

O associativismo como pilar do crescimento e da geração de oportunidades no comércio de Tubarão e região

FOTO Notisul Tempo de leitura: 5 minutos (*) Por Marciano Michels, presidente do Sindilojas de Tubarão e Região É com grande satisfação e um renovado senso...

Profissões em alta com automação: habilidades que viraram obrigatórias

FOTO Freepik Reprodução Notisul A automação deixou de ser uma previsão distante e passou a fazer parte do cotidiano de empresas, profissionais e consumidores. Softwares...

Lumma Construtora inaugura escritório em Laguna e marca início de novo ciclo de investimentos no litoral sul

A catarinense Lumma Construtora inaugurou, nesta semana, um novo escritório em Laguna, no bairro Mar Grosso, marcando oficialmente o início de um novo ciclo...

Sindilojas de Tubarão e região critica proposta de novo feriado estadual em novembro

FOTO Agência Alesc Divulgação Notisul Uma preocupação do Sindilojas de Tubarão e Região reacende um debate central da economia catarinense: os impactos da criação de...